Reuters
As montadoras alemãs investigadas sobre um possível coluio não fixaram preços ou formaram um cartel ilegal, disse o presidente executivo da Volkswagen, Matthias Mueller, nesta quarta-feira.
As autoridades antitruste da União Europeia fizeram buscas na Volkswagen, na Daimler e na BMW como parte de uma investigação sobre se essas montadoras conspiraram para fixar preços de veículos a diesel ou em outras tecnologias ao longo de várias décadas.
“Não tenho conhecimento da fixação de preços”, disse Mueller em uma conferência em Stuttgart, Alemanha. “Nós respeitamos muito a lei de cartel”.
O comentário de Mueller está alinhado com a fala de Dieter Zetsche, presidente do conselho da Daimler, que disse na conferência na terça-feira que a cooperação entre rivais alemãs era para o bem dos clientes e não os prejudicou.
O órgão de vigilância da concorrência da UE disse em julho que estava investigando as montadoras alemãs depois que a revista Der Spiegel informou que a Daimler, a BMW, a Volkswagen e suas marcas Audi e Porsche se juntaram em detrimento dos clientes e de rivais estrangeiros. (Reuters/Ilona Wissenbach)