Estradão
Apresentado na Fenatran 2017 como protótipo, o VW Constellation 33.440 Tractor 6×4 é resultado do trabalho conjunto das engenharias brasileira e alemã, traz chassi e trem de força da MAN com a cabine da Volkswagen Caminhões e Ônibus. De acordo com a empresa, trata-se do primeiro projeto de sinergia da holding VW Truck & Bus.
O cavalo-mecânico destina-se às aplicações severas do fora de estrada, especialmente para atender aos segmentos canavieiro e florestal no transporte de cana-de-açúcar e toras de madeira. No trem de força atua o motor MAN com 440 cv e torque 2.200 rpm com uma caixa automatizada da ZF de 16 marchas, além de eixos traseiros com redução nos cubos, mais adequados para o serviço off-road. O modelo tem capacidade máxima de tração (CMT) de 125 toneladas.
Projeto pensado para as condições brasileiras, o 33.440 Tractor tem freios a tambor, o que garante mais durabilidade e menos manutenção, mas também tecnologia avançada de segurança, como o ATC, recurso que impede que as rodas patinem, e o EasyStart, assistência de saída em rampas.
Enquanto a protótipo não vira realidade comercial, a montadora também levou para a feira os atuais produtos já disponíveis para o transporte de carga no fora da estrada, como o VW Constellation 32.360 6×4 com câmbio automatizado V-Tronic, modelo indicado para a mineração e construção.
A empresa também passará a oferecer a partir de janeiro o que chamou de pacote Robust para a linha de cabine Constellation estendida. Um novo desenho do para-choque, mais curto e metálico, permitiu ampliar o ângulo de entrada do veículo para melhor enfrentar os terrenos difíceis. O pacote Robust está disponível para os modelos Constellation 13.190, 15.190, 17.190, 17.230 e 23.230. (Estradão)