Jornal do Carro
O governo da Noruega anunciou que pretende cortar os incentivos sobre carros elétricos. A intenção é aplicar taxas que elevariam o preço do segmento, que fez o país ser reconhecido como paraíso dos automóveis movidos a energia elétrica.
A medida, chamada pela imprensa norueguesa de “Taxa Tesla”, vai afetar principalmente os carros com mais de duas toneladas, o que incluiria o Tesla Model X e Model S.
De acordo com a proposta de orçamento para 2018, o governo norueguês pretende mudar a isenção para as taxas de registro de veículos e descontar na taxação das companhias automotivas.
Com a “Taxa Tesla”, os preços dos automóveis poderão sofrer reajuste. O Tesla Model X, por exemplo, teria alta de 70 mil coroas norueguesas (aproximadamente R$ 28 mil). Segundo a proposta, porém, “carros elétricos continuarão levando vantagem nos preços em relação aos veículos movidos a combustíveis fósseis”.
Em 2016, 29% dos registros de novos veículos eram de carros elétricos ou híbridos, dando ao país o mais alto índice deste tipo de combustível no mundo. Os noruegueses deixaram para trás a Holanda, com 6,4%, e a Suécia, com 3,4%.
Com os incentivos, as vendas da Tesla tiveram um crescimento de 90% nos primeiros meses de 2017. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o volume subiu de 2.500 veículos comercializados para 4.717. O Ministro de Meio Ambiente do país nórdico afirmou que os automóveis elétricos utilizam as estradas da mesma forma que os carros comuns. Segundo ele, os incentivos fiscais serviram para estimular as companhias a investirem na produção dos veículos movidos à eletricidade ao invés de veículos de luxo. (Jornal do Carro)