Jornal do Carro
A Toyota e a Nissan ainda avaliam as estratégias para lidar com o caso de fraude na certificação de produtos da Kobe Steel, fornecedora de aço e alumínio usados pelas duas montadoras. A siderúrgica admitiu que falsificou dados de inspeções de um volume estimado em 20 mil toneladas enviados a cerca de 200 clientes no período de 12 meses até agosto deste ano.
Segundo o comunicado oficial enviado ao Jornal do Carro, a Toyota ainda aguarda informações detalhadas sobre o problema. “Nossa matriz no Japão foi informada recentemente sobre o caso envolvendo a Kobe Steel e está confirmando os detalhes a esse respeito”.
A montadora informou ainda que já solicitou a seus fornecedores que “acompanhem minuciosamente questões ligadas à conformidade, uma vez que esse é um tema sensível”.
Já a Nissan comunicou que está estudando os reais efeitos da fraude em sua frota no Brasil: “A Nissan utiliza o alumínio da Kobe Steel em capôs e portas de alguns veículos. À medida que capôs estão relacionados à segurança dos pedestres, estamos trabalhando para avaliar rapidamente qualquer potencial impacto na funcionalidade do veículo”. (Jornal do Carro)