O Estado de S. Paulo
Para alertar sobre os perigos da distração ao volante, a Ford Europa criou um aplicativo de realidade virtual em parceria com o Google e o estúdio especializado Happy Finish. Direcionado principalmente aos jovens, o Ford Reality Check é o primeiro a usar a plataforma Google Daydream para colocar a pessoa no papel de um motorista. No simulador, o condutor busca seus amigos a caminho de uma festa.
Durante o trajeto, o usuário é atraído por várias distrações que disputam a sua atenção. Mensagens instantâneas, ligações no celular e conversa com os passageiros criam uma série de situações perigosas que terminam em um acidente fatal.
Acidentes reais
A criação do aplicativo foi motivada devido ao grande número de jovens mortos em acidentes de trânsito. Só na Europa, o número chega a 3.600 por ano. Inicialmente, será usado em programas educativos da Ford na Europa e a expectativa é que futuramente esteja disponível no Google Play Store.
Para a interação, é utilizado um smartphone compatível, um headset leve e um controlador de mão. Na imersão, o sistema monitora durante quanto tempo o motorista ficou sem olhar para a pista e exibe o total no final. O controlador portátil espelha os movimentos no ambiente virtual, aumentando a sensação de realismo.
Nos testes iniciais, 90% dos que experimentaram o aplicativo disseram que vão mudar seu comportamento na direção. “Esperamos que, dando uma visão clara de como isso é fácil acontecer, possamos incentivar os jovens a dirigir com mais segurança”, diz Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito da Ford Europa. (O Estado de S. Paulo)