Estradão
A fabricante de São Bernardo do Campo (SP) começa a pavimentar sua oferta de caminhões para a era da conectividade. A empresa levará para a Fenatran, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, de 16 a 20 de outubro, no São Paulo Expo, um protótipo baseado em um Cargo 2429 8×2 recheado de tecnologias de assistência de direção capazes de oferecer mais segurança e produtividade.
O Cargo Connect reúne os mais recentes avanços da eletrônica e da telemetria para tornar as operações de transportes de carga mais eficientes, além de sinalizar o que a montadora prepara para um futuro próximo. Recursos muitas vezes vistos somente em mercados maduros ou em veículos mais sofisticados passarão a ser realidade nos caminhões da Ford. O plano da marca será focar as futuras ofertas os segmentos de caminhões leves e médios para atender caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas, público com menos acesso às inovações que facilitam o dia a dia.
Desenvolvido em parceria com Cummins, Bosch e Autotrac, o protótipo traz sistemas já bem conhecidos e já como oferta de prateleira de muitas fabricantes, como sistema de autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência na faixa de rolagem, alerta de fadiga e sistema adaptativo de velocidade em relação ao veículo que vai à frente.
Mas também direciona tendências com ferramentas que contribuem com mais eficiência operacional, casos do ajuste automático da potência e do torque do motor em função do peso carregado e da topografia, gerenciamento da carga em tempo real, (garante a distribuição correta da carga sobre o chassi, além comprovação do volume transportado) e sistema de diagnóstico de falhas preditivo, avisando o motorista a respeito do estado dos componentes do veículo para programar manutenção antes da ocorrência de qualquer problema.
O modelo protótipo da Ford está muito mais para a realidade de hoje do que para um amanhã distante. “O cliente vai nos dizer, conforme sua necessidade, o que colocaremos à disposição do mercado”, revela João Pimentel, diretor de operações de caminhões da Ford para a América do Sul. “O pacote não deverá vir de uma vez só, mas os itens nele disponíveis podem ser lançados entre 3 meses e 3 anos.”.
O Cargo Connect, além de sinalizar a direção da oferta da Ford Caminhões, tem sabor especial ao marcar a evolução ao longo dos 60 anos da produção do primeiro caminhão nacional da fabricante, um F-600 saído na linha da fábrica do bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 1957. A empresa levará para a Fenatran a comemoração, onde também mostrará parte de seu portfólio atual e suas soluções em serviço, de gerenciamento de frota às peças de reposição.
Boné Alerta
Há mais de oito meses a montadora testa acessório que chamou de Boné Alerta, à primeira vista um boné comum, mas equipado com sensores que interpretam os movimentos de cabeça. Ao identificar sonolência, a popular “pescada”, o acessório emite alertas sonoros, visuais e vibratórios. De acordo com Pimentel, o acessório faz parte do pacote da tecnologia e serviços da Ford. “A ideia também é mostrar que a empresa se preocupa com o motorista e seu entorno, além do esforço de evitar o cansaço, um dos maiores causadores de acidentes.”
O boné é um protótipo e se encontra em fase de testes, com vistas ao processo seguinte de patenteamento e certificação. A Ford adianta que não há planos para a sua produção e comercialização no curto e médio prazo. (Estradão)