Auto Indústria
Após perder espaço para os SUVs em fevereiro deste ano, os veículos de entrada, aqueles de menor valor, voltaram a ocupar em setembro a vice-liderança no ranking por segmento do mercado divulgado pela Fenabrave mensalmente. Os veículos de entrada foram os únicos com resultado positivo em setembro. Emplacaram total de 38,6 mil unidades, 8,4% a mais do que em agosto.
As vendas do segmento líder, os hatches pequenos, por exemplo, caíram 10,5%, de 49,4 mil unidades para 44,2 mil no mesmo comparativo. E as de SUVs sofreram queda de 12,8%, baixando de 40,5 mil 35,3 mil. Além do bom desempenho de setembro, também no acumulado do ano os veículos de entrada registram desempenho melhor do que o do mercado no geral. Enquanto as vendas totais de automóveis e comerciais leves cresceram 7,8%, as dos modelos de preço mais baixo ampliaram-se em 15,8%.
A maior disponibilidade de crédito, segundo o presidente da entidade, Alarico Assumpção Jr., é um dos fatores que contribuiu para o aumento da demanda por veículos de entrada. Segundo ele, a aprovação de crédito, que limitava-se a três em cada dez pedidos de empréstimo, subiu no mês passado para 3,4. Como é um subsegmento que abrange pessoas de menor poder aquisitivo, o crédito é fundamental para movimentar negócios nessa área.
Mas não é só o crédito o responsável pelo crescimento do segmento. Outro fator decisivo para esse movimento foi a chegada ao mercado do Renault Kwid, veículo que tem preço a partir de R$ 30 mil e só teve vendas iniciadas em agosto. O modelo vendeu quase 10,4 mil unidades em setembro, contra 2,9 mil em agosto. Foi o líder por segmento no mês passado e o segundo veículos mais vendido no País.
No acumulado do ano, o líder entre os veículos de entrada é o Ford Ka, com 68,2 mil emplacamentos e 24,1% de participação. Seus concorrentes são VW Gol, Fiat Mobi, Toyota Etios, Fiat Uno, VW up!, Fiat Palio e agora o novo modelo da Renault. O subsegmento líder, o de hatches pequenos, tem entre seus principais protagonistas o Chevrolet Onix, líder de mercado, o Hyundai HB20, o Renault Sandero, o VW Fox e o também recém-lançado Fiat Argo.
Setembro foi um bom mês para o setor em termos de vendas diárias, que superaram 9,9 mil unidades, mas como só teve 20 dias úteis contra os 23 de agosto, houve queda de 7,4% no volume total, que refletiu-se em todos os segmentos – exceto o de veículos de entrada. No acumulado do ano, o segmento de SUVs ainda aparece em segundo lugar, com 21,5% de participação, mas o de veículos de entrada está bem próximo, com fatia de 20,98%. (Auto Indústria/Alzira Rodrigues)