O Brasil Sobre Rodas
Pensando na prevenção como ação orientadora de combate ao câncer, a diretoria da Metra Transportes, operadora do Corredor Metropolitano ABD, e a EMTU (Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos) iniciaram ontem, ações em apoio a Campanha Outubro Rosa. O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, o cuidado com a saúde e, fundamentalmente, os exames regulares com médicos especializados.
Nem todas as pessoas conhecem as informações básicas para a prevenção do câncer de mama e que para as mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de mamografia de rastreamento a cada dois anos.
Durante este mês, diversas ações serão desenvolvidas pela equipe da Metra e da EMTU, em parceria com a Associação Rosa Mulher, como a distribuição de materiais explicativos, além de demonstrações e orientações para o autoexame nos terminais de ônibus gerenciados pela Metra das 10 às 14 horas.
A campanha começa hoje, dia 3, no terminal Diadema e terá continuidade nos dias 17 de outubro, no terminal Santo André, e no dia 24 deste mês, no terminal São Mateus.
Funcionárias da Metra, juntas na mesma causa
No próximo dia 24, a Metra realizará, também, o Encontro de Mulheres, reunindo todas as funcionárias da empresa. Durante o evento, duas convidadas contarão suas histórias de superação do câncer de mama. As participantes também realizarão exames clínicos e palestras com profissionais da saúde.
“Temos, sempre, que divulgar os cuidados e prevenção e promover eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produzir materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença”, revela Cristina Hernandes, gerente de RH da Metra.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres pelo mundo. Apesar da força das mobilizações que crescem a cada ano e da redução dos índices de incidência, as estatísticas são preocupantes. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que sejam diagnosticados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil de 2016/2017 com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (68,08/100 mil), Sul (74,30/100 mil), Centro-Oeste (55,87/100 mil) e Nordeste (38,74/100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (22,26/ 100 mil).
Movimento criado na década de 1990, a campanha Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Rosa Mulher
A Associação Rosa Mulher – Grupo de Apoio e Autoajuda às Mulheres na Luta contra o Câncer de Mama – realiza ações em prol de vítimas da doença desde 2012, ano em que foi fundada por Beatriz Helena Dobke que venceu a doença. Desde então, o grupo vem desenvolvendo ações de assistências sociais, além de palestras, reuniões de autoajuda e terapias ocupacionais.
Serviço
Data: 03/10
Local: Terminal Metropolitano Diadema
Data: 17/10
Local: Terminal Metropolitano Santo André
Data: 24/10
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
(O Brasil Sobre Rodas)