O Estado de S. Paulo
Setembro foi o segundo melhor mês do ano em vendas de veículos novos no País, com 119,2 mil unidades. O resultado só perde para o de agosto, que teve três dias úteis a mais e vendas de 216,5 mil unidades. O volume é 24,5% maior que o do mesmo mês de 2016. É o quinto crescimento consecutivo no comparativo anual.
No ano, a alta acumulada é de 7,8%, com 1,62 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidos, confirmando a taxa de crescimento antecipada pelo Estado na edição de sábado. Dados oficiais serão divulgados hoje.
Houve queda de 8% em relação a agosto, que foi mais longo. Porém, a média diária de vendas foi a melhor em 21 meses, com 9,7 mil unidades. Não se registrava número tão alto desde dezembro de 2015, quando mais de 10 mil carros foram emplacados a cada dia útil.
O diretor da consultoria ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa, avalia que, em razão de lançamentos em todos os segmentos – de carros compactos a utilitários esportivos – “não é improvável que o ano feche com crescimento de dois dígitos”. A previsão das montadores é de alta de 7,3% ante 2016, para 2,2 milhões de veículos.
Usados. Com o resultado de setembro, o mercado de carros novos está próximo do crescimento registrado no segmento de usados, que nos últimos anos apresentava desempenho melhor que o de zero quilômetro.
Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos (Fenauto), de janeiro até agora foram vendidos 8,22 milhões de veículos usados (sem incluir motos), 8,2% a mais que em 2016.
No período mais crítico da crise, consumidores optaram por trocar o carro usado por outro usado, em razão do preço. “Agora, com a melhora da economia, voltaram a trocar usados por novos, por isso os porcentuais se aproximaram”, diz Garbossa.
As vendas de seminovos, com até três anos de uso, aumentaram 21,8% no ano. As de veículos com quatro a 12 anos ficaram estáveis, e as daqueles com mais de 13 anos caíram 3,2%.
Ranking
A lista de carros novos mais vendidos em setembro teve mudança importante. O recém-lançado compacto Kwid, da Renault, ficou em segundo lugar, com 10,3 mil unidades, desbancando o Hyundai HB20 para a quarta posição (8,5 mil). O Chevrolet Onix continuou na liderança (17,2 mil) e o Ka manteve a terceira posição (8,7 mil).
Com o Kwid, a Renault subiu e ocupou a quarta posição entre as marcas mais vendidas (10,6% das vendas) e a Hyundai caiu para o sexto lugar (8,7%). A GM ficou com 18,2% do mercado, a Fiat com 13%, a Volkswagen com 12% e a Ford com 9,7%. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva e Eduardo Laguna)