Revista Torque
Modelo reconhecido por sua versatilidade, conforto e sensação de bem-estar aos ocupantes, robustez e inovação, o Fox passa a ser oferecido no mercado nacional em duas versões inéditas: Connect e Xtreme. Com apelo jovial, design diferenciado e excelente conteúdo, as novidades têm como destaques a conectividade e os recursos de tecnologia exclusivos na categoria.
O Fox Connect e o Fox Xtreme fazem parte da nova estratégia de hatches que a Volkswagen passa a ter no Brasil por conta do lançamento do Novo Polo, na qual a meta é simplificar a complexidade da oferta de versões no portfólio, aumentando ainda mais a competitividade dos modelos da marca no mercado nacional.
O Fox Connect e o Fox Xtreme são oferecidos com o consagrado motor 1.6 MSI de até 104 cv. A versão Connect pode ser equipada com câmbio manual de cinco marchas ou com transmissão I-Motion, de trocas de forma automática. O Fox Xtreme, por contar com apelo mais aventureiro, está disponível exclusivamente com o câmbio manual de cinco marchas. Ambos já estão chegando às cerca de 600 concessionárias da marca.
Embalada no sucesso da série especial de lançamento up! Connect, a Volkswagen lança uma versão para o Fox com proposta semelhante. Assim como o up!, o Fox Connect chega “completo” de série e com os mais avançados recursos de conectividade disponíveis em seu segmento.
Como diferenciais visuais, o modelo traz faróis dianteiros com friso cromado, grade dianteira em preto brilhante, rodas de liga leve 15” com design “Sato”, adesivo lateral com a inscrição “Connect”, faróis de neblina e lanterna traseira escurecida. Para-choques, frisos laterais, capas dos retrovisores e maçanetas são pintados com a mesma cor da carroceria.
O Fox Connect sai de fábrica equipado de série com itens muito valorizados pelos clientes, como ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, travamento central, chave canivete com controle remoto e retrovisores externos com ajuste elétrico e a tecnologia tilt down, que auxilia em manobras de estacionamento.
Também são de série os faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente.
E mais: I-System com computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, controlador automático de velocidade (piloto automático), volante multifuncional e sistema de infotainment Composition Touch – de tela colorida sensível ao toque de 6,5” e capaz de realizar o espelhamento da tela do celular com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto – também são itens de série.
Espírito aventureiro aliado à funcionalidade do Fox, seguindo a evolução do consumidor, que permanece fiel ao conceito de um veículo com apelo esportivo, mas deseja um carro elegante e confortável. É com base nessa diretriz que nasce o Fox Xtreme. A novidade chega para ser posicionada acima do Fox Connect e esbanja itens de tecnologia. Tudo de série.
Visualmente, o Fox Xtreme se diferencia em vários aspectos. Na dianteira, chama a atenção a grade dianteira em colmeia com friso em “Chrome Effect” na parte inferior. Os faróis contam máscara escurecida e o para-choque dianteiro possui desenho exclusivo, com ampla abertura de ventilação, ladeada pelos dois grandes faróis auxiliares, em formato retangular. Esses faróis auxiliares contam com tripla função: luz de conversão estática, luz de neblina e de longo alcance.
Lateralmente, destaque para as molduras das caixas de roda em preto fosco, que se unem à faixa preta na parte inferior das portas. Ao centro dessa faixa, destaque para o acabamento em “Crome Effect”, em harmonia com o detalhe inferior do para-choque dianteiro.
As capas dos espelhos retrovisores e as maçanetas acompanham a tonalidade preta dos detalhes laterais, assim como das rodas de liga leve de 16 polegadas do estilo “Modena”, que são escurecidas e diamantadas. Complementa o conjunto o logotipo “Xtreme” na parte inferior das porta traseiras.
O logotipo está presente também no centro da tampa traseira. A lanterna do Fox Xtreme é escurecida e a região da placa conta com adesivo decorativo em cor preta. O aerofólio, a parte inferior do para-choque traseiro e os racks de teto também pintados em preto realçam a proposta visual de robustez e esportividade.
Internamente, a novidade traz revestimento escurecido do teto e colunas. O tecido dos bancos conta figurino escurecido e costuras vermelhas. Na ampla lista de equipamentos de série, destaque para a câmera traseira de auxílio ao estacionamento e o volante multifuncional com acabamento de couro.
Opcionalmente, tanto o Fox Connect como o Fox Xtreme podem ser equipados com o sistema de infotainment Composition Media, com recurso de comando de voz que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando ainda mais uma condução mais segura e confortável.
O Fox Connect e o Fox Xtreme são produzidos pela Volkswagen na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e estão disponíveis em cinco cores de carroceria: três sólidas (Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja) e duas metálicas (Prata Sargas e Cinza Platinum). A garantia dos modelos é de três anos, sem limite de quilometragem. (Revista Torque)