Fabricante de pneus Pirelli venderá fatia de 40% em retorno à Bolsa de Milão

Reuters

 

A fabricante de pneus italiana Pirelli, comprado pela estatal China National Chemical há dois anos, venderá até 40% de seu capital em uma oferta pública inicial de ações, em seu plano de retornar à bolsa de valores de Milão em outubro.

 

A nova listagem da quinta maior fabricante de pneus do mundo testará a demanda por uma empresa simplificada, que se concentra em pneus de alta qualidade para consumidores, depois que o negócio menos lucrativo de pneus industriais foi transformado em uma unidade da China National Chemical (ChemChina).

 

Antes de a empresa deixar a bolsa em 2015 após ser adquirida pela empresa chinesa por mais de 7 bilhões de euros (8,3 bilhões de dólares), as ações da Pirelli eram negociadas na bolsa de Milão desde 1922.

 

Depois de separar o negócio de pneus industriais, a Pirelli concentrar-se em mais pneus de luxo para marcas como Mercedes, Audi e BMW.

 

Com produtos de alto valor esperados para representar cerca de 63% da receita até o final de 2020, a Pirelli pretende apresentar-se como um player industrial de ponta, disseram fontes à Reuters.

 

“A meta é obter um valor de mercado melhor para o grupo devido ao foco em produtos com margens maiores”, disse uma fonte.

 

Após a listagem e a aprovação dos resultados de 2018, a empresa disse que espera pagar 40% de seu lucro líquido em dividendos. (Reuters/Giulia Segreti)