Foton Caminhões cria novo segmento de mercado ao desenvolver modelo minitruck

O Brasil Sobre Rodas

 

A família Minitruck, comerciais leves de alta robustez da Foton, terá três diferentes versões com capacidade de carga de 3.500 kg. São os modelos Foton Minitruck 3.5-12 DT com entre-eixos de 2.600 mm, o Foton Minitruck 3.5 – 14 ST com entre-eixos de 3.360 mm e rodado simples e o Foton Minitruck 3.5-14 DT com entre-eixos de 3.360 mm e rodado duplo no eixo traseiro.

 

Os modelos Minitruck são uma exclusividade da Foton Caminhões no mercado brasileiro, uma vez que estes veículos, embora classificados como comerciais leves, o que os coloca na categoria “caminhonete”, receberam reforços de estrutura e características tipicamente comuns nos caminhões de maior porte.

 

Dotando seus comerciais leves com características predominantemente observadas nos caminhões pesados, a Foton disponibiliza ao mercado nacional os mais robustos veículos desta categoria. E, por suas peculiaridades técnicas, a Foton inaugura um novo subsegmento batizado de Minitruck.

 

Os novos modelos de comerciais leves da Foton possuem características exclusivas como cabine basculante, quadro do chassi em perfil escada com uso de longarinas e eixo dianteiro com viga forjada em perfil “I”. “O Foton Minitruck é um veículo comercial leve que foi desenvolvido e construído para dotá-lo com características tipicamente observadas nos caminhões de maior porte. O objetivo é oferecer ao transportador a opção de veículos mais robustos para operação na logística urbana”, explica Leandro Gedanken, diretor de engenharia da Foton Caminhões.

 

Na composição do trem-de-força, o Foton Minitruck possui componentes de renomadas empresas mundiais com forte presença no país, além de fábrica instalada no Brasil.

 

A motorização Cummins ISF 2.8 l, fornecida já com elevado grau de nacionalização, possui sistema de injeção eletrônica common rail, que resulta numa eficiente queima do combustível, baixo nível de ruído e vibração, além de elevada confiabilidade. O tratamento dos gases de escape é feito pelo sistema de pós-tratamento EGR de alta tecnologia, atendendo plenamente o PROCONVE L6.

 

A transmissão manual de cinco velocidades é a conceituada e robusta ZF 5S 400, com overdrive, oferecendo um desempenho progressivo sem apresentar “gaps” ao se trocar as marchas.

 

Além disso, o eixo traseiro tipo Salisbury, tubos encaixados na carcaça fundida é fornecido pela DANA. Este é um componente largamente utilizado nos caminhões desta categoria no mercado brasileiro e é reconhecido por sua robustez e confiabilidade. Já o sistema de freio é fornecido pela Chassis Brakes, também de uso abrangente no mercado nacional.

 

Os veículos possuem ABS e airbag duplo, atendendo a legislação vigente no País para essa categoria de produto, oferecendo segurança nas frenagens, assim como proteção passiva ao motorista e ao passageiro.

 

Outros tradicionais fornecedores locais estão presentes nos veículos Foton Minitruck, entre eles cubos e tambores de freio traseiros FRUM; pneus Continental; tanque de combustível BEPO; tubulação hidráulica de freio Rigitec; tubulação de combustível Voss; cardã DANA e filtro de combustível Parker.

 

Itens de série

– Defletor aerodinâmico no teto, para minimizar arraste e consequente consumo de combustível ao se utilizar carrocerias tipo baú.

– Ar condicionado.

– Vidros e travas elétricas.

– Rádio MP3 com entrada USB.

– Volante regulável em inclinação e altura, atendendo ergonomicamente as mais diversas características físicas dos condutores.

– Acelerador manual eletrônico, que auxilia na manutenção e operações de implementos em geral.

– Sensor sonoro de ré, que aumenta a segurança em manobras.

– Cabine basculante, um diferencial na categoria, pois facilita as inspeções, manutenções periódicas e de reparos.

– Freio motor no sistema de escape, auxiliando a frenagem do veículo em longas descidas, isso nas versões 3.5-14 ST/DT.

– Direção hidráulica.

– Embreagem vácuo-assistida, reduzindo sensivelmente o esforço de atuação do sistema, um conforto extra e exclusivo desses veículos.

– Barras estabilizadoras dianteiras e traseiras, contribuindo para a estabilidade em curvas dos veículos, outro diferencial dos MINITRUCK.

– Lentes dos faróis em policarbonato, contribuindo para sua durabilidade e resistência a impactos de objetos externos, bem como a choques térmicos.

– Banco central basculante, oferecendo uma condição de cab-office (cabine escritório).

– Espelhos retrovisores de ampla visão.

– Janela para instalação de PTO, tomada de força na transmissão.

(O Brasil Sobre Rodas)