Carsale
O segmento mais badalado do mercado automotivo é o de utilitários esportivos. Sendo assim, toda fabricante quer ter um (ou mais) SUV para chamar de seu. Sendo assim, com tantos lançamentos levando esse título, surgiu a seguinte questão: o que é um SUV?
Na prática, um SUV é um veículo capaz de rodar na cidade e no fora de estrada tranquilamente, além de ser um carro que pode ser utilizado no dia-a-dia. No entanto, nem todos os carros considerados utilitário esportivos são capazes de encarar situações fora de estrada – na maioria das vezes dão conta apenas de pisos de terra batida, sendo mais voltado para o uso na cidade, o que podemos considerar como um “light SUV”.
Aproveitando que este segmento está em alta e levando em consideração esse questionamento sobre o que define um SUV, a Jeep convidou o Carsale para acompanhar de perto a produção do Renegade, na fábrica de Goiana, Pernambuco. Lá também são produzidos o Jeep Compass e a picape Fiat Toro, sendo a fábrica mais moderna do grupo FCA no mundo.
A Jeep faz questão de destacar que o Renegade foi concebido para ser um autêntico SUV, com versões a diesel que encaram situações bem complicadas no fora de estrada, graças ao sistema de tração 4×4 e os modos de seleção para cada tipo de terreno. Além disso, a carroceria do Renegade conta com aços de alta resistência em diversos pontos, como nas longarinas (que são reforçadas para não deformarem em caso de batidas ou capotamentos), entregando maior rigidez e evitando possíveis torções. Todos os pontos de solda são feitos por robôs e, vale destacar, que a carroceria das versões com motor flex conta com as mesmas tecnologias de produção.
Nossa visita incluiu uma pista off-road que a Jeep construiu na fábrica, para realizar testes com as versões a diesel. Durante uma volta no circuito foi possível ver que o Renegade é capaz de encarar situações off-road com facilidade. O Renegade foi capaz de superar áreas alagadas, trechos em que as rodas ficam em X (com apenas duas em contato com o solo), subidas e descidas íngremes com pedras soltas, onde o SUV se beneficia também de tecnologias com o assistente de partida e descida em rampa.
Até o ano passado, o principal rival do Renegade era o Honda HR-V, líder do segmento e lançado quase na mesma época que o modelo da Jeep. No entanto, com a estreia de uma turma nova, incluindo Nissan Kicks, Hyundai Creta, Renault Captur, Chevrolet Tracker, entre outros, os consumidores passaram a ter mais opções, o que deixou a briga ainda mais acirrada.
No mês passado, foram vendidas 3.176 unidades do Renegade, contra 3.169 do novato Hyundai Creta, que mesmo sem versões com motor a diesel, já mostra que chegou para dificultar a vida da Jeep no mercado brasileiro. No acumulado do ano, a disputa entre os SUV’s da Jeep e Hyundai também é apertada. Com 20.966 emplacamentos, o Renegade ocupa a 15ª posição do ranking geral de vendas, enquanto o Creta aparece em 17º, com 20.492 unidades vendidas de janeiro a julho deste ano. (Carsale/Caio Bednarski)