Continental: roda com freio integrado para elétricos

Best Cars

 

A Continental desenvolveu um novo conceito de roda com freio integrado para uso em carros elétricos. A tradicional fábrica de pneus alemã apresenta no Salão de Frankfurt, no próximo mês, o New Wheel Concept (novo conceito de roda) com o objetivo de evitar a perda de eficiência dos freios pela corrosão dos discos, reduzir o peso do conjunto e aumentar sua vida útil.

 

No novo conjunto a roda consiste em duas peças de alumínio: o aro e os raios, estes a base para montagem dos discos de freio. A ideia permite que os discos sejam quase tão grandes quanto o espaço interno das rodas, pois não existe a pinça de freio em sua parte periférica. O disco também obtém melhor fixação e a pinça montada por dentro é de fácil remoção para troca das pastilhas. O uso de alumínio previne a ferrugem dos discos, que tende a ocorrer mais em carros elétricos e híbridos, pois em frenagens leves suas pinças não atuam (o carro desacelera pela regeneração de energia). Favorece também a redução de peso e a dissipação de calor, pois esse metal é bom condutor térmico. (Best Cars)