Exportações têm aumento de 12,5% em julho

O Estado de S. Paulo

 

O volume de exportações brasileiras cresceu 12,5% em julho, enquanto o total importado aumentou 10,8%, na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo dados do Indicador do Comércio Exterior (Icomex), divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

O resultado foi impulsionado pela indústria extrativa, como mineração, aumentou 49,7% as exportações e avançou 40,6% nas importações.

 

O volume de bens intermediários importados utilizados pela indústria de transformação aumentou 8,3%, enquanto a importação de bens intermediários no setor agropecuário avançou 91,2%. O índice de volume importado dos bens de capital, que entram na conta da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida de investimentos do PIB), porém, caiu 31%.

 

Os preços das commodities exportadas recuaram 3,3% em julho deste ano ante o mesmo mês de 2016, confirmando a tendência de queda nos termos de troca iniciada em março de 2017.

 

Segundo a Fundação Getulio Vargas, o desempenho favorável da balança comercial está associado, principalmente, às vendas de commodities. “A contribuição da indústria de transformação, embora positiva, está concentrada no setor de bens de consumo duráveis (automotivo). A contínua queda na importação dos bens de capital indica que a recuperação da taxa de investimento na economia ainda está muito distante”, avaliou Lia Valls Pereira, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV). (O Estado de S. Paulo/Daniela Amorim)