Presença do Uber pode diminuir vendas de carros, aponta estudo

UOL Carros

 

Ainda é cedo demais para afirmar que serviços de compartilhamento de carro (como Uber e Cabify) ou mesmo de locação programada (com apps que permitem determinar quantas horas você ficará com o veículo, como o Zaz) vão diminuir drasticamente a vontade/necessidade de pessoas em manter carros na garagem. Mas aqui e ali começam a pipocar indicativos sobre a mudança de hábitos.

 

Um estudo conjunto do Instituto de Pesquisa de Transporte da Universidade do Michigan, da Texas A & M Transportation Institute e da Columbia University (de Nova York), que foi divulgado pela agência “Reuters” e pela revista “Engadget” aponta, de forma reversa, que pessoas tenderiam a comprar menos carros e fazer menos viagens com automóveis próprios em cidades atendidas por estes serviços.

 

Essa pesquisa usou o exemplo de Austin (Texas), onde os serviços Uber e Lyft (empresa pertencente à General Motors com proposta similar ao Uber) chegaram, mas foram obrigados por Prefeitura e Justiça a se retirar por um ano para ajuste de conduta. As duas empresas foram autorizadas a voltar a operar em maio deste ano.

 

Após entrevistar 1.200 pessoas, o estudo concluiu que 41% delas disseram ter usado o próprio carro para “preencher o vazio deixado por Uber e Lyft”, enquanto 9% compraram um carro novo para substituir a ausência do serviço.

 

Você acha que este comportamento indica uma mudança de hábito? Você trocou ou trocaria o carro próprio de forma definitiva pelos serviços de compartilhamento? (UOL Carros)