Frota & Cia
A Volvo Bus Latin America acaba de lançar um novo chassis de ônibus para o transporte urbano de passageiros: o B8R. O modelo, que substitui o atual B290R, foi desenvolvido para ampliar o desempenho das operações urbanas. O novo veículo é até 3% mais econômico em consumo de combustível e reduz em até 4% o custo de manutenção de seu antecessor.
O motor de oito litros que equipa o novo chassi urbano da fabricante é produzido no complexo fabril da empresa, em Curitiba. O lançamento do B8R faz parte de uma estratégia da Volvo Bus, de produção de veículos dentro de uma plataforma global, o que oferece maior disponibilidade de peças, agilidade e facilidade de atendimento. Outra vantagem é o intervalo de troca de óleo, que pode chegar a até 40 mil quilômetros rodados, dependendo do tipo de aplicação.
O ônibus é equipado com o motor de 250 cv de potência, 950 Nm de torque, caixa de cambio Voith, ZF disponíveis e novas relações de diferencial, sistema de freios a disco EBS 5, suspensão eletrônica, volante com ajuste de altura e profundidade. O modelo possui configuração de eixo 4×2 e está disponível nas versões com pisos alto e baixo.
Além dessas características, o B8R também é equipado com softwares de conectividade para facilitar a ativação do sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Managment) e o I-Coaching. As ferramentas auxiliam gestores de empresas a traçar estratégias para reduzir os custos da operação e os motoristas a extraírem a máxima eficiência do veículo, com dicas de como dirigir com menor consumo de combustível e menor desgaste de peças.
“Para garantir os resultados de desempenho e consumo, a Volvo trabalhou no desenvolvimento avançado da engenharia do veículo, e em simulações de performance e testes para adequar o B8R ao mercado latino-americano e garantir a sua eficiência”, explica o engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America, Renan Schepanski.
Depois do período de desenvolvimento, o lançamento passou por intensos testes. Uma das empresas de transporte a avaliar o novo chassi foi a Viação Santa Brígida, que opera em linhas urbanas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro da cidade de São Paulo. “Dada a nossa experiência positiva com o modelo B290R, os testes iniciais com o B8R mostram boa adaptação às condições técnicas e viárias, sobretudo a expectativa do aumento entre intervalos de manutenção preventiva”, ressalta o gerente de Manutenção da Viação Santa Brígida, Fernando Cesar Bastos Filho. (Frota & Cia)