Reuters
Os produtores de lítio processado – um elemento fundamental para baterias usadas em carros elétricos – estão firmando acordos de longo prazo com seus clientes para financiar os investimentos necessários para enfrentar uma escassez previsível.
A demanda por compostos de lítio de bateria deve crescer nas próximas décadas em conjunto com a crescente demanda de carros elétricos, já que os governos e consumidores individuais tentam reduzir a pegada de carbono.
Embora haja muito lítio, o problema é garantir que haja capacidade suficiente para processá-lo.
Os fabricantes de bateria e outros usuários finais, como montadoras de carros, precisam assinar acordos plurianuais que incentivem os grandes produtores a investir mais e mais rápido, disseram fontes da indústria. Alguns deles já estão acontecendo.
“Nós estabelecemos a linha do tempo para nossa própria expansão com base nos compromissos que nossos clientes estão fazendo conosco”, disse à Reuters Tom Schneberger, diretor de negócios globais na FMC Lithium, um dos quatro principais produtores do mundo.
Os planos de expansão da chilena Sociedad Quimica Y Minera (SQM) para o próximo ano também são baseados em acordos de longo prazo, informou a empresa à Reuters.
A produção e o uso de carros elétricos, de acordo com projeções de analistas do Morgan Stanley, deve chegar a 2,9% dos 99 milhões de novos veículos em 2020 e a 9,4% dos 102 milhões de novos carros em 2025, ante 1,1% de 86 milhões em 2017. Até 2050, 81% dos 132 milhões de novos veículos vendidos serão elétricos, estima o Morgan Stanley. (Reuters/Pratima Desai e Zandi Shabalala)