Ford leva para as mídias sociais o legado do EcoSport com narrativa da “popstar” Luiza Possi

O Diário Online

 

A Ford preparou um vídeo para divulgar nas mídias sociais o legado do EcoSport, precursor do mercado de utilitários esportivos compactos no Brasil e no mundo. Esse “post” de cronologia dos avanços do produto nos últimos 15 anos é apresentado pela cantora Luiza Possi, uma das “popstars” da geração Millenium.

 

Recém-lançado em sua linha 2018 e destinado a mais de 140 países, o Novo EcoSport é resultado de vários grandes momentos que contribuíram para popularizar esse segmento automotivo. Com posição elevada de dirigir, design e tecnologia sempre renovados, conseguiu conquistar vários perfis de clientes. Luiza Possi teve uma história com o EcoSport. Agora, ela conta a trajetória do veículo num videoclipe ágil e marcante.

 

A produção mostra imagens da pré-estreia em 2002, quando o Ford EcoSport foi a sensação do Salão do Automóvel de São Paulo, uma proposta ousada no mercado então dominado pelas peruas e minivans.

 

Evolução de tecnologia

 

Lançado em 2003 com os motores 1.0 Supercharger, Zetec 1.6 e Duratec 2.0, logo se tornou objeto de desejo. Foi também pioneiro na produção de veículos no Nordeste brasileiro, no complexo industrial de Camaçari, na Bahia.

 

Sua imagem como ícone de liberdade e esportividade ganhou novo impulso com a versão 4WD, que introduziu em 2004 a tração inteligente nas quatro rodas no segmento de compactos. No ano seguinte, foi o primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6. E o modelo personalizado FreeStyle, lançado como edição limitada, fez tanto sucesso que tornou-se versão de série e carro-chefe da linha.

 

Em 2007, o EcoSport passou pela primeira renovação no visual e introduziu a versão automática de quatro velocidades. A evolução para o motor Duratec 2.0 Flex, em 2008, aumentou a potência e versatilidade da linha. Em 2009, o modelo atingiu a produção de 500.000 unidades na fábrica de Camaçari, na Bahia. Em 2010, o design do SUV foi aprimorado e ficou ainda mais esportivo.

 

Nova geração

 

Em 2012 chegou a nova geração e com ela o EcoSport foi o primeiro veículo  global criado no Brasil para os grandes mercados mundiais. Em 2014, começou a ser vendido na China, Índia, Tailândia e outros países da Ásia, África e Oceania. Logo depois, chegou também à Alemanha, Inglaterra, França, Espanha, Rússia e outros exigentes mercados da Europa.

 

Em 2015, o EcoSport atingiu o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil e trouxe a versão 1.6 automática com câmbio sequencial de seis velocidades. Em 2016, o Novo EcoSport fez sua estreia global no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, e a Romênia foi confirmada como a sexta fábrica no mundo a produzir a linha.

 

Em 2017, continuou a exibição em salões internacionais: primeiro em Detroit, onde foi anunciado o seu lançamento nos Estados Unidos e no Canadá, seguindo depois para Genebra e Buenos Aires, palco da estreia sul-americana. O mercado brasileiro é o primeiro do mundo a receber o Novo EcoSport, com padrão superior de qualidade, tecnologia e desempenho.

 

Na versão brasileira, é equipado com nova transmissão e o inédito motor 1.5 Flex de três cilindros, além do 2.0 Flex com injeção direta. Performance, eficiência e prazer de dirigir são marcas registradas do EcoSport, ressaltadas ainda mais na linha 2018. É um novo conceito de utilitário esportivo compacto, seguro, confortável e com interior requintado: um carro conectado para um mundo conectado. (O Diário Online/Devaldo Gilini Junior)