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A General Motors, dona da Chevrolet, anunciou, nesta quinta-feira (3), um investimento de R$ 1,4 bilhão para a expansão da unidade de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. No local, será fabricado um novo modelo de carro.
“É um modelo que vai estar bem atrelado com as novas tendências do mercado, e bem atrelado com que a Chevrolet está fazendo e que nos levou a liderança do mercado”, diz o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, sem revelar qual será o lançamento, que deverá chegar ao mercado em 2020.
A expectativa é de que a GM mire a categoria dos SUVs compactos, uma das poucas que crescem em vendas atualmente no país. O Tracker é o representante da marca nessa briga, mas, como é importado do México, é restrito a cotas pelo acordo comercial do Brasil com aquele país.
Assim, a montadora pouco participa da briga pela liderança da categoria, dominado pelo Honda HR-V. A Ford, que também estava mal nessa disputa, acabou de renovar o EcoSport.
Gravataí
Na unidade do RS são produzidos o carro mais vendido do país, o Onix, e o seu derivado sedã, o Prisma. Com a ampliação, além de consolidar a unidade como a mais importante da GM na América Latina, o empreendimento ainda acena com novas oportunidades de emprego e negócios.
O Complexo Industrial Automotivo de Gravataí foi inaugurado em 20 de julho de 2000. Na época, a capacidade de fabricação era de 129 mil veículos por ano.
De lá pra cá, o número quase triplicou. Atualmente, a unidade pode produzir 350 mil veículos por ano.
Esta é a terceira ampliação na fábrica de Gravataí e integra um plano maior para aumentar a exportação de automóveis.
O investimento foi anunciado pelo presidente da General Motors Mercosul, Carlos Zarlenga, ao lado do vice Marcos Munhoz, na presença do governador José Ivo Sartori.
Segundo o Palácio Piratini, foram quase dois anos de negociações entre a montadora e o governo do estado, para garantir que o investimento ficasse no Rio Grande do Sul.
Novo ânimo para a economia
A medida é parte do plano da empresa de investir R$ 13 bilhões no Brasil, entre 2014 e 2019. “A gente acha que serão modelos muito bem-sucedidos no mercado. Vai criar emprego e desenvolvimento econômico na cidade e no estado”, discursou Zarlenga.
De janeiro a julho deste ano, saíram da fábrica de Gravataí 73% dos 185 mil automóveis de passeio da montadora emplacados no país. Atualmente, a unidade conta com 2,8 mil funcionários.
A empresa não revelou quantas vagas serão abertas, mas esse número não deve ser muito grande já que boa parte do processo é automatizada. Com a crise, postos de trabalho foram fechados na cidade, inclusive na montadora. Mesmo assim, o investimento dá um novo ânimo para a economia de Gravataí.
“A montadora é um exemplo de que é possível sair da crise gerando emprego e renda, fazendo o dinheiro circular e movimentando a economia”, afirmou o prefeito Marco Alba. Segundo ele, a GM gera 50% do ICMS do município, o que corresponde a R$ 100 milhões em valores de 2017.
O projeto foi beneficiado pelas mudanças no Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), aprovadas em junho. Trata-se de um incentivo financeiro extra para firmar parcerias com fornecedores instalados no estado.
“A mudança maior no Fundopem é que agora ele cria condições para todo o setor automotivo”, explicou Sartori”. “Numa época de retração econômica, investimentos dessa natureza têm que ser celebrados”, disse o governador. (Portal G1 RS)