Jornal Perspectiva
A Ford comemora 100 anos no segmento de picapes. A data foi celebrada neste mês de julho, com uma história iniciada no lançamento do Ford TT em 1917 e continua com as atuais linhas Ranger e Série F, incluindo a F-150, picape mais vendida do mundo (segundo a montadora). Nascida da visão do fundador da empresa, Henry Ford, de criar um veículo comercial com chassi reforçado e espaço para carga na traseira, a primeira picape foi derivada do Modelo T, paradigma da indústria automotiva.
A Série F é a picape mais vendida nos Estados Unidos há 40 anos consecutivos e o veículo mais vendido do mercado há 35 anos, com mais de 26 milhões de unidades, reporta a Ford. A Ranger é presença em diversos países, inclusive o Brasil onde tem longa tradição.
Como no trator Fordson (lançado para a agricultura em 1917), Henry Ford imaginou um chassi capaz de acomodar diferentes caçambas e implementos fornecidos por terceiros, aumentando a versatilidade para o trabalho. Foi uma fórmula de sucesso: a Ford vendeu 1,3 milhão de Modelos TT até 1928, quando ele foi substituído pelo Modelo AA com chassi de 1,5 tonelada. Hoje a Ranger tem forte presença na Europa também – sendo líder no segmento – e é referência em picapes médias. Na América do Sul é formada pelos modelos 2.2 e 3.2 Diesel e 2.5 Flex, com sete airbags, controles de estabilidade, tração e anticapotamento, sistema multimídia SYNC e outras tecnologias. (Jornal Perspectiva/Nelson Tucci)