Revista Torque
A MAN Latin America e o BMB, seu centro de modificações exclusivo, vão exportar o modelo brasileiro de parceria e produção para dar início às customizações de veículos Volkswagen Caminhões e Ônibus no México. Com investimento inicial de US$ 500 mil até 2018, o BMB começa sua operação no país com clientes garantidos. A inauguração vai ao encontro da estratégia de crescimento internacional da MAN Latin America.
“O México é nosso segundo maior mercado de exportação, com grande potencial de evolução, com a oferta de um portfólio cada vez mais completo. A chave de nosso sucesso reside no conceito sob medida, modelo de negócio baseado na estreita parceria com o cliente. Nesse sentido, a fábrica de customização vai nos abrir oportunidades importantes”, argumenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Localizada a poucos metros da unidade produtiva da MAN Latin America no México, na cidade de Querétaro, o BMB terá cerca de 1.500 metros quadrados de área total e 20 colaboradores para o início de suas atividades até acelerar a demanda do mercado. “A expectativa é atendermos em torno de 30% de todo o volume de veículos da marca vendidos no país. Para isso, teremos um grande portfólio de customizações e também contamos com uma parceria estratégica com a Suspensys, empresa do grupo Randon e uma das maiores produtoras de suspensões do mundo para nos dar suporte tecnológico diante das necessidades do mercado mexicano”, explica Sérgio Secco, diretor do BMB no México.
Um de seus grandes focos está na suspensão pneumática – uma demanda forte no país – para agregar essa configuração em qualquer produto do portfólio mexicano. A transformação para cavalo-mecânico também é outra expertise que será oferecida aos clientes. Essas duas modificações caracterizam, inclusive, o primeiro atendimento já realizado em um suporte para a montadora na negociação com a Heineken em recente venda de 150 caminhões.
“O BMB vai incorporar no mercado interacional praticamente todos os serviços em que acumula experiência e nosso objetivo é desenvolver soluções específicas para as operações mexicanas. Inauguramos nossas atividades no México com uma estrutura proporcional a que adotamos em nosso início no Brasil. Hoje já crescemos de forma significativa na operação brasileira e os planos são semelhantes para o México”, acrescenta Marcos Balbinot, diretor do BMB no Brasil.
Garantia de fábrica
Todo o know-how em customização adquiridos pelo BMB ao longo dos últimos 15 anos e mais de 130 mil veículos modificados no Brasil, com a chancela da MAN Latin America, estará agora disponível também no México. “A instalação do BMB, com a possibilidade de uma customização com garantia de fábrica, vai beneficiar, sobretudo, os clientes principalmente com relação à agilidade da entrega e disponibilidade dos veículos, além de uma maior oferta nem nosso portfólio”, explica Leonardo Soloaga, diretor geral da operação da MAN Latin America no México. (Revista Torque)