Para acelerar inovação, Ford troca presidente

O Estado de S. Paulo/EFE

 

A centenária montadora Ford anunciou ontem Jim Hackett como seu novo presidente executivo. Ele substitui Mark Fields, que vai se aposentar. O executivo terá uma tarefa difícil: fazer a fabricante de automóveis sustentar seu negócio tradicional, ao mesmo tempo em que investe em carros autônomos e outras novas tecnologias para evitar que se torne obsoleta.

 

Hackett tem 62 anos e é uma espécie de “forasteiro” na indústria automotiva. Ele foi presidente da fabricante de móveis para escritório Steelcase. Participou do conselho da Ford no período entre 2013 e 2016 e foi contratado para ser o chefe da divisão de mobilidade da empresa em março do ano passado.

 

O presidente do conselho de administração da Ford, Bill Ford, afirma que Hackett é um visionário que pode ajudar a Ford a se modernizar e a tornarse mais ágil.

 

Segundo Hackett, a Ford faz muitas coisas bem, mas tem problemas em resolver questões estratégicas complexas. Ele planeja criar um time pequeno de executivos que possa fazer planos claros e tomar decisões mais rápidas. É um contraste com Fields, que tinha 20 pessoas reportando diretamente a ele.

 

“O maior desafio que eu tive (na Steelcase) e que terei aqui é fazer todos enxergarem o futuro. Eles precisam ver as oportunidades. E, em segundo lugar, (eles precisam perceber) que vencer é nosso direito e que não temos de ceder a ninguém, seja a Tesla ou alguma outra empresa”, disse Hackett ontem.

 

O executivo liderou a Steelcase por 20 anos. Segundo fontes do mercado, ele teve o mérito de transformar a companhia ao prever a mudança das estações de trabalho similares a cubículos para grandes escritórios abertos. No processo, ele cortou milhares de empregos e levou a produção dos EUA para o México. “Ele não é apenas um futurista”, disse Ford, bisneto do fundador da Ford, Henry Ford. “Ele também é um ótimo líder operacional.”

 

Dúvidas

 

Para Erik Gordon, professor de direito e negócios na Universidade de Michigan, ainda não está claro se a experiência prévia de Hackett será suficiente para liderar a Ford no mercado automotivo. Para efeito de comparação, a Steelcase teve US$ 3 bilhões em receita no último ano fiscal; a Ford, por outro lado, teve faturamento de US$ 152 bilhões.

 

“Acredito que ele vai ter que se provar”, diz Gordon. “O fato de que ele foi o presidente executivo de maior sucesso na área de móveis para escritório não significa que ele vai ser um sucesso em uma indústria que requer conhecimento técnico.”

 

Scott Cook, fundador e presidente do conselho da desenvolvedora de software Intuit, por outro lado, acredita que as habilidades de Hackett são válidas em qualquer indústria. Cook conhece Hackett há mais de uma década e diz que, na Steelcase, ele estudou o que os clientes queriam e desenhou produtos diferenciados. Para ele, é isso que a indústria de automóveis precisa, num momento em que carros autônomos substituem os tradicionais.

 

“Fabricar os mesmos produtos antigos leva aos mesmos resultados”, disse Cook. “É preciso aprender a fabricar o que as pessoas vão querer no futuro”.

 

“O maior desafio é fazer todos enxergarem o futuro. Eles precisam as oportunidades. Vencer é nosso direito e não temos de ceder a ninguém”. (O Estado de S. Paulo/EFE)