Frota de veículos brasileira envelhece com a crise econômica

Jornal Correio Braziliense

 

Os veículos que rodam pelo país estão mais velhos em razão da crise econômica que acarretou em uma baixa nas vendas de modelos novos. A dificuldade dos consumidores em comprar veículos 0km ou substituir o modelo atual por um novo elevou para quase dez anos a idade média da frota em circulação.

 

Em 2006, a idade média dos automóveis brasileiros era de nove anos e dois meses. Nesse momento, a frota veio se renovando quase que consecutivamente até 2013 quando as vendas passaram a cair, após nove anos seguidos de alta. Em quatro anos, a frota envelheceu 10 meses. Somados aos comerciais leves, caminhões e ônibus, a idade média é de nove anos e três meses.

 

Os veículos com até cinco anos de uso, chamados de seminovos, somavam 43% da frota em 2012. Hoje são 34%, segundo estudo da frota brasileira recém-concluído pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Os veículos com idade entre 6 e 15 anos de uso totalizam 49%, os de 16 anos fazem parte de 20,13% e os superiores a 20 anos representam 4% do total em circulação. (Jornal Correio Braziliense)