Reguladores dos EUA aprovam revisão de 84 mil carros da Volkswagen

Reuters

 

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e o Conselho de Recursos do Ar da Califórnia anunciaram nesta sexta-feira a aprovação de revisão para cerca de 84 mil antigos veículos movidos a diesel da Volkswagen que podem emitir poluentes em excesso.

 

Segunda maior montadora do mundo, a Volks concordou no ano passado em recomprar 475 mil veículos movidos a diesel vendidos nos EUA ou oferecer revisão se os reguladores aprovassem.

 

O anúncio desta sexta-feira cobre uma revisão para 84.390 Passats fabricados entre 2012 e 2014 com câmbio automático. A revisão para veículos com câmbio manual ainda não foi aprovada.

 

Em janeiro, reguladores aprovaram uma revisão para 67 mil modelos de 2015, deixando cerca de 325 mil veículos ainda esperando por uma aprovação de revisão.

 

Por outro lado, a fabricante foi proibida por autoridades de vender 12 mil novos modelos do Golf, Beetle e Passat de 2015 movidos a diesel após admitir ter usado um software secreto para fraudar os limites de emissões de poluentes por seis anos.

 

A empresa vai gastar até 25 bilhões de dólares para resolver reclamações de proprietários norte-americanos, reguladores ambientais, estados e revendedores, e ofereceu recomprar cerca de 500 mil veículos poluentes nos EUA. (Reuters/David Shepardson)