GM dá folga para 3.000 funcionários até sexta-feira

Agora SP

 

Desde ontem, 3.000 dos cerca de 5.000 funcionários da General Motors de São José dos Campos (197 km de SP) estão em casa. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a montadora adotou day-off até sexta-feira para reduzir a produção na unidade.

 

O day-off seria uma alternativa para o lay-off que a empresa pretende implantar para 1.600 funcionários.

 

Enquanto o day-off é definido por dias e o período não trabalhado é compensado, o lay-off é uma suspensão temporária dos contratos que dura até cinco meses com parte do salário pago pela empresa e parte pelo governo, por meio do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

 

Por durar mais, a adoção do lay-off é discutida com o sindicato. Porém, essa medida vem sendo negociada desde o mês passado, sem acordo. O sindicato quer que a GM garanta que não haverá demissões após esse período, mas a montadora não oferece essa contrapartida, segundo o sindicato.

 

Em razão das divergências, a empresa está usando o day-off como forma de reduzir a produção na unidade, diante da baixa demanda. Em abril, a medida já havia sido adotada.

 

O caso está na Justiça, mas segue sem solução, de acordo com o sindicato. Procurada, a GM disse que não iria comentar. (Agora SP)