Volkswagen terá motor 1.0 TSI movido a GNV com 90 cv

Carplace

 

A Volkswagen vai apresentar dois novos motores no Vienna Motor Symposium, na Áustria, com vistas à redução do consumo de combustível e emissões.

 

O primeiro projeto é de um sistema “híbrido micro” que desativa o motor durante velocidades de cruzeiro. Marcado para estrear no Golf TSI Bluemotion, o sistema consiste num motor 1.5 TSI ligado ao câmbio DSG e uma bateria de íon de lítio compacta que alimenta a eletrônica do veículo ao rodar.

 

O recurso “coasting” funciona em velocidades abaixo de 130 km/h e desliga o motor assim que o motorista levanta o pé do acelerador. Para reativá-lo há várias maneiras, que são escolhidas de acordo com a situação, podendo ser pelo motor de arranque ou pelas embreagens da caixa DSG, ou ainda uma combinação de ambos. Sem revelar todos os detalhes, a VW diz que o sistema ajudará a reduzir o consumo de combustível em 0,4 litro a cada 100 km rodados em situações diárias de condução.

 

Outra novidade ficará por conta de uma versão movida a gasolina ou GNV (gás natural) do motor 1.0 TSI. Ela vai render 90 cv de potência e promete índices extremamente baixos de CO2 e NOx graças a um catalisador avançado que chega até a temperatura de operação muito rapidamente, reduzindo as emissões.

 

Por fim, a Volkswagen vai usar o simpósio para exibir sua plataforma construída especificamente para carros elétricos (a futura gama I.D. que será lançada a partir de 2020). “A arquitetura totalmente elétrica combina a condução local com emissão zero e uma excelente mobilidade de longa distância”, diz o chefão de desenvolvimento de powetrain da marca, Friedrich Eichler. Ele garantiu ainda que a plataforma será oferecida globalmente em grandes volumes e contribuirá para uma “experiência de condução altamente confortável, inclusive no que diz respeito à condução automatizada”. (Carplace)