Prefeito de São Paulo quer dar prêmio a motoristas sem multas

Jornal Agora

 

Criticada por especialistas em trânsito devido ao aumento dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, a gestão do prefeito João Doria (PSDB) vai lançar um programa para premiar bons motoristas, como forma de demonstrar preocupação com a segurança viária. O Motorista Legal é planejado para dar prêmios, em dinheiro e produtos, aos que ficarem 12 meses seguidos sem nenhuma multa.

 

A ideia é que esses condutores se cadastrem na prefeitura, junto com a placa de um carro, e concorram a sorteios. O secretário municipal de Transportes, Sergio Avelleda, negociava nos últimos dias parte da premiação com um fabricante de bicicleta.

 

“A ideia é estimular bom comportamento. Não pela sanção, mas pelo estímulo positivo”, disse Avelleda durante visita a Seul.

 

A capital coreana tem um tipo de ‘rodízio voluntário‘ baseado nesse princípio de estímulo. Motoristas dispostos a deixar seus carros um dia útil por semana na garagem podem se cadastrar na prefeitura. São controlados por chip e, se cumprirem, ganham benefícios como desconto em taxa municipal, em pedágios, combustível e produtos automotivos. A adesão, porém, só atinge 1% da frota. (Jornal Agora)