Certificado de Origem Digital agiliza comércio entre Brasil e Argentina

Investimentos e Notícias

 

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, Marcos Pereira, e o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera, declararam que a vigência definitiva dos Certificados de Origem Digital (COD) para o comércio entre Brasil e Argentina terá início em 10 de maio. A data foi divulgada durante o encerramento da quarta Reunião da Comissão Bilateral de Produção e Comércio, em Buenos Aires.

 

O COD vai representar uma economia de custos de pelo menos 35% na emissão do documento e uma redução de prazos de até três dias para cerca de 30 minutos. “A iniciativa já coloca a Argentina como principal parceira no esforço de modernização de nossos processos de comércio exterior”, destacou o ministro Marcos Pereira.

 

O representante brasileiro citou, ainda, a iniciativa de envolver o setor privado no mecanismo de diálogo bilateral, especialmente o Conselho Empresarial Brasil-Argentina (Cembrar). Ele assinalou que, nos dois primeiros meses do ano, houve um incremento de aproximadamente 20% na corrente de comércio bilateral, principalmente em produtos do setor automotivo.

 

“Brasil e Argentina coincidem em momento histórico de revisão de rumos e de reformas importantes para o saneamento de contas e a retomada no crescimento de nossas economias. Mecanismos como o que temos com o país vizinho contribuem para que possamos trilhar novos caminhos de forma ainda mais consistente”, destacou.

 

Os ministros também assinaram uma Declaração Conjunta nas áreas de Pequenas e Médias Empresas e Inovação. Marcos Pereira aproveitou para mencionar que, recentemente, a Secretaria de Pequenas e Médias Empresas voltou a integrar a estrutura do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. As informações são do Portal Brasil. (Investimentos e Notícias/Nicole Ongaratto)