Venda para empresas puxa alta no mercado de veículos

O Estado de S. Paulo

 

A venda de veículos novos subiu 5,5% em março ante março de 2016, para 189,1 mil unidades, informou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O resultado interrompe uma sequência de 26 meses de queda das vendas no comparativo interanual (variação entre o mês atual e igual mês do ano anterior).

 

Em relação a fevereiro, houve alta de 39,4%, avanço impulsionado pelo maior número de dias úteis em março – cinco a mais. No primeiro trimestre o mercado ainda enfrenta queda. de 1,9% para 472 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e Ônibus.

 

O crescimento em março só foi possível porque as montadoras elevaram vendas para clientes pessoa jurídica, como locadoras, produtores rurais e frotistas em geral. Isso significa que a demanda do consumidor pessoa física continua em queda.

 

Houve queda de 7,1% nas unidades vendidas para o consumidor comum, para 118 mil unidades. Enquanto isso, as vendas para empresas subiram 36,2% para 71,2 mil unidades.

 

Como resultado, a participação do cliente pessoa jurídica no mercado total subiu de 29,2% há um ano para 37,4%. Para pessoa física caiu de 70,8% para 62,6%. Segundo avaliação de parte do mercado, o crescimento das vendas entre empresas é resultado de uma política mais agressiva de preços por parte das montadoras, que oferecem desconto para eliminar estoque.

 

O nível de veículos encalhados nos pátios das montadoras e das concessionárias subiu em fevereiro para 205,5 mil unidades, de 187,7 mil em janeiro. O número de dias necessários para eliminar o estoque avançou de 39 dias em janeiro para 42 dias em fevereiro.

 

Caminhões

 

No segmento de automóveis e comerciais leves, os emplacamentos somaram 183,8 mil unidades no terceiro mês do ano, expansão de 6,1% ante março de 2016. Na comparação com fevereiro a alta é de 38,8%. No acumulo do trimestre, ainda contaminado pelas baixas de janeiro e fevereiro, esse segmento tem retração de 1,1%, para 459,8 mil unidades.

 

Entre os caminhões, a venda atingiu 4,1 mil unidades, tombo de 14,4% em relação a março de 2016, mas alta de 57,9% ante fevereiro. No trimestre , a queda é de 25,5%. No caso dos ônibus, foram 1.169 unidades vendidas, baixa de 2,5% em relação a março de 2016, mas avanço de 80,6% ante fevereiro. O recuo de janeiro a março é de 24,5%.

 

A expectativa da Fenabrave para o ano é de expansão de 2,42% do mercado total em relação a 2016, quando foram vendidos 2,05 milhões de veículos. (O Estado de S. Paulo/André Ítalo Rocha)