Enquanto Brasil abraça SUVs, Suécia é reduto das peruas

UOL Carros

 

Quem o mínimo de contato pessoal com jornalistas do setor automotivo sabe que 99,9% deles apreciam peruas. Ok, este percentual foi um mero chute – não seria tão preciso ou grande assim, e na verdade nem existe estatística oficial sobre isso –, mas você entendeu o que quisemos dizer.

 

Afinal, quem não apreciaria um veículo que oferece muito espaço interno, sendo ótimo para uso familiar, ao mesmo tempo em que possui dinâmica de condução muito próxima à de um sedã?

 

É com grande pesar, portanto, que temos visto o desaparecimento desse tipo de carroceria do mercado brasileiro.

 

Tudo bem que nosso país nunca deu a merecida atenção para elas (sempre demos preferência aos hatches e sedãs), mas o fato é que a crescente febre dos SUVs, que já acumulam 15% de nossos emplacamentos (esse dado é oficial), tirou ainda seu mais espaço.

 

Estados Unidos e China, as duas Economias mais fortes do mundo, também surfam forte a onda dos utilitários esportivos: enquanto 20% dos americanos preferem esse tipo de veículo, no país asiático o percentual já se aproxima de 40% – também dados oficiais.

 

Ainda há quem queira

 

Há um único foco de resistência: a Europa. E dentro desse continente, o único em que os SUVs ainda não romperam dois dígitos de fatia percentual, a Suécia é quem mais se destaca, junto da Alemanha. Sede da Volvo, marca conhecida por sua tradição na produção de peruas, o país nórdico continua a dar prioridade às station wagons.

 

Tanto que de 1997 a 2015, portanto durante 19 anos seguidos, o modelo mais vendido no reino escandinavo foi o hoje extinto Volvo V70.

 

É verdade que no ano passado, com sua substituição pelo mais sofisticado (e caro) V90, o primeiro lugar acabou roubado pelo Volkswagen Golf, mas vale lembrar que, quando falamos em Golf, estamos incluindo toda a família do carro médio alemão, o que inclui a derivação… perua, conhecida no Brasil como Golf Variant.

 

Ao andar pelas ruas a sensação é a mesma que temos em relação aos hatches compactos no Brasil: as SW ocupam todos os cantos, desde estradas até estacionamentos privados e os remotíssimos pontos em que automóveis são permitidos no centro antigo de Estocolmo. Não acredita?

 

Depois da Volvo, são justamente as alemãs que mais aparecem: peruas de Volkswagen (especialmente Golf e Passat), Audi, BMW e Mercedes-Benz proliferam. (UOL Carros)