Portal G1
As vendas de caminhões aumentaram na região de Itapetininga, São Paulo, em relação ao mesmo período no ano passado. Os donos de concessionários atribuem o aumento a redução da taxa Selic.
O gerente de vendas, Benê Caetano, afirma que as vendas cresceram 10% e que a expectativa para 2017 é positiva. “A taxa Selic teve redução no primeiro trimestre deste ano e os bancos melhoraram a linha de crédito proporcionando ao investidor a compra de caminhões”.
Segundo a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), as empresas mudaram as estratégias de vendas para superarem a crise. De acordo com o consultor técnico Juliano Gomes Souto, as concessionárias estão apostando nas vendas através do consórcio.
“O banco está dificultando o financiamento, pois a inadimplência é muito grande. Não que o cliente seja mau pagador, mas é que ele tem uma dificuldade. E desde agosto estamos percebendo essa melhora. Tanto na parte de financiamento como no consórcio, pois o cliente está perdendo o medo e investindo mais”, explica.
Os comerciantes acreditam que o aumento das vendas também está ligado ao transporte de cargas, já que para se manter competitivo no mercado, o empresário precisa investir em novos caminhões. (Portal G1)