“Pai” do Lada Niva morre aos 75 anos

Carplace

 

Petr Mikhailovich Prusov é o pai do icônico Lada Niva. Nascido na aldeia bielorrusa de Zubki, em 1942, ele se formou na escola de Zaporozhye e, em seguida, começou a trabalhar na fábrica de Volzhsky, em Togliatti, na Rússia. Ali, ele aproveitou para se especializar juntos aos engenheiros antes de supervisionar o desenvolvimento do Niva, em 1972. A Lada informou nesta semana que ele morreu em 19 de março, aos 75 anos. Coincidentemente, o Niva comemorará 40 anos no dia 05 de abril, já sem seu “pai”.

 

O trabalho de Mikhailovich não se limitou simplesmente ao Niva. Ele contribuiu para o desenvolvimento do pequeno Oka e de 110, Kalina e Samara, além do VAZ 2121, o improvável Chevrolet Niva. Ele também participou de diversos carros conceitos.

 

Agora vendido apenas como “4X4”, o Lada Niva é uma das criações automotivas mais emblemáticas do século passado. Se a montagem e acabamento são inadequados, ele continua a ser um dos melhores off-road, capaz de passar sobre qualquer terreno. Desde o seu lançamento, em 1977, o Niva conquistou 2,5 milhões de compradores. Se tornou um símbolo de status em alguns lugares. A Lada considera substituí-lo em breve, embora a tarefa seja dura. Será um novo modelo compatível com o espírito e charme do Niva? Achamos que não. (Carplace)