Toyota apresenta conceito urbano de três rodas i-TRIL

Auto Estrada

 

A Toyota apresentou um teaser de um conceito que vai reunir característas de carro e moto e será apresentado em março no Salão de Genebra, na Suíça. A

 

O modelo tem três rodas e capacidade para transportar até três ocupantes. Duas das rodas ficam na dianteira e se inclinam nas curvas, tal como a scooter MP3, da Piaggio, e outro conceito da própria Toyota, o i-Road, exibido em 2013. A tecnologia também tem um nome – Active Lean – e, por meio dela, o veículo consegue contornar curvas com mais aderência e estabilidade. O gerenciamento da inclinação das rodas e da carroceria é feito de forma eletrônica.

 

Além de estabilidade, as rodas que se inclinam permitem mais agilidade nas manobras, com diâmetro de giro de apenas três metros, em combinação com a roda traseira que também esterça. O motor vai instalado na suspensão dianteira, mas a Toyota ainda não informa qual será o tipo de propulsão – provavelmente será elétrica ou híbrida, com tecnologia de condução semiautônoma.

 

O i-TRIL tem proposta claramente urbana e busca antecipar como serão os compactos da Toyota por volta de 2030. (Auto Estrada/Alessandro Reis)