Honda vai mostrar em Genebra carro que interpreta emoções

Jornal do Carro

 

A Honda está levando para o Salão de Genebra uma gama de produtos que inclui desde carros que mexem com as emoções de quem gosta de esportividade até veículos capazes de “entender” as emoções do motorista.

 

No primeiro caso está o novo Civic Type R, que será apresentado em sua versão de produção, no dia 7 de março. O esportivo, principal destaque da montadora japonesa, é equipado com a mais recente versão do motor 2.0 VTEC turbo da Honda.

 

A produção do novo Civic Type R começará em meados deste ano, na fábrica da Honda no Reino Unido, e o carro será exportado para a Europa e outros mercados do mundo, incluindo Japão e EUA.

 

Outra novidade da marca no Salão de Genebra (que vai do dia 9 ao dia 19 do mês que vem) é o compacto NeuV. Trata-se de um carro-conceito totalmente elétrico capaz de compreender as emoções do motorista, e aprender com o seu condutor.

 

Em francês (um dos idiomas oficiais da Suíça, onde ocorre o salão), a palavra “neuve” significa novo, e a Honda quis fazer essa associação ao batizar o modelo com o nome “NeuV”.

 

O NeuV é um veículo destinado a uso compartilhado automatizado. Quando não estiver à disposição do proprietário, poderá buscar e deixar clientes em seus destinos, e também será capaz de devolver energia não utilizada à rede elétrica durante os períodos de alta demanda.

 

De acordo com a Honda, o NeuV também funciona como um assistente de inteligência artificial atencioso e útil, utilizando um “motor de emoção”, que aprende sobre o condutor por meio da detecção das emoções por trás de suas atitudes. A montadora informa que ele pode então aplicar o que aprendeu com as decisões passadas do motorista para fazer novas escolhas e recomendações. (Jornal do Carro)