Diário do Transporte
Pertencente de maneira integral à Marcopolo desde o ano passado, a fabricante de carrocerias Neobus tem agora planos de ampliar a participação no mercado brasileiro, mas também foca no mercado externo para crescer ainda mais, diz a empresa em comunicado divulgado nesta terça-feira 14 de fevereiro de 2017.
A companhia tem 17 anos de existência. No dia 24 de maio de 2016, o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica deu parecer favorável à incorporação pela Marcopolo, que até então detinha 45% da Neobus.
No comunicado, a empresa diz que, nos últimos três anos, sofreu com queda nas vendas por causa da conjuntura do mercado de ônibus e a crise econômica brasileira em geral.
A Neobus informou que para reverter este cenário, está adotando um modelo de administração adequado ao atual momento econômico do País e aplicação das melhores práticas de gestão.
“Estamos trabalhando direcionados para a recuperação dos níveis históricos de desempenho da empresa e, para isso, vamos reforçar o que temos de melhor, como a identidade da nossa marca, reconhecida no mercado pela inovação, robustez e serviço de pós-venda, e incrementar nossa presença internacional e o portfólio de produtos”, explicou em nota o novo CEO, Alexandre Pontalti.
“Precisamos, ao mesmo tempo, nos manter perto de nossos clientes no Brasil, como fizemos desde o início de nossas atividades, e ampliar a presença no exterior, visto que o potencial de negócios, neste momento, é bastante grande”, enfatiza Pontalti.
As exportações auxiliaram a empresa no ano passado com crescimento em torno de 13%, – 332 unidades enviadas para o exterior.
No comunicado, a empresa diz que quer aumentar ainda mais as vendas para outros países com diversos modelos de ônibus:
“A meta é ampliar nos volumes de produção de forma gradativa e constante. Para isso, a empresa pretende intensificar a atuação nos mercados da América Latina, exportando todos os modelos, como urbanos, rodoviários e micro-ônibus.
Em 2016, a NEOBUS produziu 1.519 unidades, com retração de 22% em relação ao ano anterior (1.957 unidades). Foram 821 urbanos, com destaque para o MEGA PLUS, 506 micro-ônibus e 192 rodoviários, da família New Road N10, que resultaram na participação de 10,6% na produção nacional”. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)