Carplace
A Volkswagen se gaba de ser o maior fabricante de veículos da história do Brasil ao longo de seus 60 anos de atividade por aqui. Legado certamente de seus muitos anos com mais de 50% de participação em nosso mercado. Nesta semana, a marca também anunciou a marca de 3,5 milhões de veículos exportados desde que iniciou seus embarques, em 1970. No ano passado, a empresa também foi a que mais exportou no segmento automotivo, ao enviar 107.322 unidades para 17 países ao redor do mundo.
“A Volkswagen tem como uma de suas vocações a exportação, enviando para diversos países em todo o mundo os produtos fabricados com mão de obra brasileira. É motivo de grande orgulho para nós conquistar a marca de 3,5 milhões de veículos exportados e a confirmação, mais uma vez, do posto de maior exportadora do setor automotivo do país, especialmente num ano de grandes desafios, como foi 2016. Em 2017, pretendemos atuar ainda mais intensamente nos mercados da América do Sul, América Central e Caribe, que têm um grande potencial para o desenvolvimento dos nossos negócios”, diz o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e da América do Sul (SAM), David Powels.
Modelo mais vendido da marca no país, o Gol também foi o mais exportado no ano passado, com 49.911 unidades no total, seguido de up! (20.318), Voyage (17.512) e Saveiro (12.443). O principal destino foi a Argentina, com 57.555 unidades embarcadas – a Volkswagen foi novamente a marca líder em vendas no país vizinho.
Primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, a unidade brasileira começou a exportar em 1970, quando foram enviadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant ao México e alguns países da América do Sul. Ao longo de sua trajetória, a marca já exportou para 147 países. (Carplace/Julio Cesar)