SUVs premium mais vendidos – Mercedes GLA e Volvo XC90 dão as cartas em janeiro

Carplace

 

Se o segmento de SUVs é o que mais cresce no mercado, não se pode dizer o mesmo dos SUVs premium, que sofreram neste começo de ano uma bela redução em vendas. Reflexo de tempos mais bicudos, ainda que alguns modelos, como GLA e XC90, não tenham do que se queixar. Veja abaixo os resultados por classe.

 

Classe I

 

Vice-líder em dezembro entre os modelos de entrada, o Mercedes GLA (256), em alta de quase 17% sobre 2016, começou o ano à frente, seguido pelo Land Rover Discovery Sport (235), cujas vendas recuaram 40% no período.

 

O destaque negativo foi o Q3. Após atingir o seu melhor desempenho em 2016 no mês anterior, o Audi perdeu mais de 2/3 de seus compradores nos últimos trinta dias e ficou na alça de mira de um BMW X1 (185) que avançou quase 40% sobre o ano passado.

 

Nenhum outro modelo, no entanto, cresceu tanto quanto o novo Ford Edge (34). Os quase 143% de alta, no entanto, foram insuficientes para tirá-lo da penúltima posição – a lanterna coube ao Citroën DS5, com apenas dois emplacamentos.

 

Classe II

 

Na faixa intermediária, domínio absoluto da BMW. X4 e X3, separados por apenas duas unidades (44 x 42), deixaram o Jaguar F-Pace (37) para trás. Os alemães, no entanto, tiveram quedas superiores a 24%.

 

Quarto colocado, o Porsche Macan (24) foi o único a crescer sobre 2016 (+26,3%), deixando para o Lexus NX200t (20) a última posição do top 5. Ainda sem se destacar no segmento, o Mercedes GLC foi o preferido por quinze consumidores, apenas três a mais do que o Land Rover Discovery 4.

 

Com nova geração prevista para chegar ao país neste ano, o Audi Q5 (9) só não foi o lanterna porque o VW Touareg emplacou apenas quatro unidades – ambos tiveram retrações superiores a 40%.

 

Classe III

 

Na faixa superior, nem alemães nem ingleses: o destaque foi sueco. Com 48 emplacamentos, seu melhor resultado desde setembro (62), o Volvo XC90 respondeu por mais de ¼ das vendas graças a um aumento superior a 40% em relação a 2016.

 

Separados por seis unidades, BMW X6 (33) e Mercedes GLE (27) completaram o pódio. Vice-líder no mês anterior, o Range Rover Sport (24) caiu para o quarto lugar em seu pior resultado desde o início de 2015.

 

O destaque negativo veio da Alemanha. Depois de registrar seu recorde de vendas em dezembro (186) e liderar a disputa, o BMW X5 caiu para a sétima posição, com apenas sete emplacamentos. Estreante no mês anterior, o Maserati Levante conquistou mais três consumidores e deixou para o Audi Q7 (1) a posição de lanterna do segmento. (Carplace/Thiago Parísio)