DCI
A Mercedes-Benz está se preparando para a retomada do mercado de comerciais leves, que inclui o segmento de vans. Para este ano, a montadora projeta crescimento entre 5% a 10% das vendas.
“Os indicadores mostram que a economia já está dando sinais de melhora, ainda que de forma gradual. Neste cenário, apostamos em um crescimento do mercado de comerciais leves”, afirmou ao DCI o gerente sênior de marketing & vendas vans da Mercedes no País, Werner Schaal.
No ano passado, o segmento reportou queda próxima de 36% em relação a 2015. “O mercado todo sofreu”, pondera Schaal. Diante da forte retração das vendas no País, a Mercedes aplicou apenas um reajuste de 4% ao longo de 2016. “A concorrência aumentou muito”, revela.
Frente a rivais de peso como Renault e Fiat, a Mercedes afirma ter elevado participação de mercado de 24,5%, em 2015, para 26,6% no ano seguinte. “Para 2017, temos meta de manter ou até elevar market share, principalmente no segmento de chassis com cabina”, diz Schaal.
Este tipo de veículo necessita de implemento – geralmente baú – e é muito usado no transporte de diversos tipos de carga. “Neste segmento, projetamos um crescimento do mercado entre 10% e 15% para este ano”, estima.
O executivo conta ainda que a expansão do e-commerce no Brasil tem impulsionado o frete regional em grandes centros urbanos. “Isso contribui para estimular as vendas de comerciais leves”, pontua. “Estamos trabalhando para atender fortemente ao segmento.”
Cenário
Schaal avalia que o Brasil ainda passa por um momento de instabilidade. Porém, as perspectivas são positivas. “A queda dos juros e da inflação, além do aumento da confiança, apontam para uma melhora do mercado em 2017”, analisa.
Ele acrescenta que a montadora estará preparada para atender a uma retomada consistente do mercado de comerciais leves. “Temos uma estrutura exclusiva para o segmento”, garante. (DCI/Juliana Estigarríbia)