Auto Estrada
Depois de lançar a nova geração do Elantra, que chegou ao Brasil em outubro do ano passado, a Hyundai apresentou nos Estados Unidos a renovação da versão hatch do sedã médio, o i30. Lá fora, o modelo chega à terceira geração mantendo o nome Elantra GT e, como o Elantra, adota um visual com menos curvas e vincos, mais sóbrio – tendência de design que predomina nos modelos recentes da marca sul-coreana.
A dianteira mantém a grade hexagonal, mas agora conta com capô mais alto e faróis mais afilados, enquanto a traseira passa a exibir lanternas horizontalizadas, que se estendem até a tampa do porta-malas, lembrando o Volkswagen Golf, no qual seguramente os designers da Hyundai buscaram inspiração.
Seguindo os passos do novo i30 na Europa, o Elantra GT também recebeu interior totalmente renovado e melhorias na rigidez da carroceria, ampliada em pouco mais de 20% com o uso de alta resistência em 53% do chassi. Por outro lado, a redução no peso foi de cerca de 28 kg. A segurança é reforçada com itens como piloto automático adaptativo, farol alto automático e frenagem automática de emergência com detecção de pedestres.
Nos Estados Unidos, a novidade traz motor 2.0 com injeção direta de gasolina e 164 cv de potência nas versões mais básicas e conta com propulsor 1.6 turbo, também dotado de injeção direta de combustível, que rende 204 cv e 26,7 kgfm de torque. A versão turbinada, denominada GT Sport, traz câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. O 2.0, por sua vez, conta com câmbio manual ou automático com conversor de torque, sempre com seis marchas.
As vendas nos EUA começam em meados deste ano, enquanto o modelo deve ser lançado no Brasil nos próximos meses, mantendo o nome i30 e a produção na Coreia do Sul. (Auto Estrada/Alessandro Reis)