DCI
As vendas de veículos importados em janeiro recuaram 47% ante igual mês do ano passado, para 1.945 unidades, informou nesta terça-feira (7) a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
Já os emplacamentos do segmento na comparação com o mês de dezembro de 2016 recuaram 41,7%.
“Os primeiros meses do ano são historicamente muito fracos para o setor automotivo. Mas no caso dos veículos importados, os baixos volumes de comercialização são preocupantes, sobretudo porque estamos contingenciados por sistema de cotas”, disse em comunicado à imprensa o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini.
Diante do desempenho de janeiro, a participação das associadas da Abeifa que não possuem fabricação local atingiu 1,35% dos emplacamentos totais no País. Em meados de 2011, quando não havia sistema de cotas para importados, a fatia de mercado dos importadores chegou a aproximadamente 15% do total vendido no Brasil.
A Kia continua sendo a importadora líder em vendas do mercado brasileiro. No mês passado, a montadora comercializou 582 unidades, queda de 46,3% em relação a igual período do ano passado.
A JAC Motors vem em seguida com 290 unidades emplacadas em janeiro deste ano.
Produção das associadas
BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fabricam localmente, mas também são associadas à Abeifa. Juntas, estas empresas encerraram janeiro com 973 unidades vendidas, queda de 33,9% na comparação anual. Em relação a janeiro de 2016, entretanto, houve aumento de 53,5% das vendas. (DCI/Juliana Estigarríbia)