Por vender carros poluentes, VW é processada por empresa

Jornal do Carro

 

O Grupo Volkswagen está sendo processado pela distribuidora alemã de peixes Deutsche See, por vender à empresa carros que, de acordo com a montadora, eram ecologicamente corretos. Trata-se da primeira vez que a gigante automotiva alemã é processada por uma grande empresa no contexto do “Dieselgate” – como ficou conhecido o escândalo de fraude da VW aos testes de emissões de poluentes em carros a diesel.

 

De acordo com a agência “Autonews”, a Deutsche See, que possui 500 carros da montadora em sua frota, não conseguiu chegar a um acordo com a companhia, após os gerentes responsáveis pela negociação terem sido substituídos por advogados e profissionais de relações públicas.

 

Segundo o tabloide alemão “Bild am Sonntag”, o valor pleiteado pela Deutsche See no processo é de  11,9 milhões de euros (cerca de R$ 40,2 milhõe). “A Deutsche See só firmou uma parceria com a Volkswagen porque a montadora prometeu o conceito mais sustentável de mobilidade”, informou a distribuidora, que preencheu a queixa numa corte em Brunswick, próxima a sede da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha.

 

Até agora, a montadora alemã já pagou cerca de 20 bilhões de euros (67 bilhões de reais) por causa do escândalo – em indenizações a consumidores e multas a governos, principalmente. (Jornal do Carro)