Diário do Transporte
O Governo do Estado de São Paulo deve começar a fazer no próximo ano inspeção veicular apenas em caminhões, ônibus, caminhonetes e demais automóveis movidos a óleo diesel.
Uma das propostas de financiamento é cobrar dos donos dos veículos pela inspeção e também multas em caso de descumprimento dos parâmetros de emissões de poluição. A forma de cobrança, entretanto, ainda é estudada.
Estão registrados no Estado de São Paulo aproximadamente 1,7 milhão de veículos a diesel.
A inspeção também deve analisar ônibus, caminhonetes, modelos de SUV e caminhões que não foram registrados no Estado de São Paulo.
A Secretaria do Meio Ambiente já enviou ao Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis, órgão federal, um protocolo de ação para multar os veículos a diesel que não são registrados no Estado de São Paulo.
Pelo protocolo, agentes da CETESB podem multar os motoristas mesmo com emplacamento em outro estado e o Ibama se responsabilizaria por formalizar a multa e repassar ao estado de origem, impedindo assim o licenciamento.
O governo do estado estima que em torno de 430 mil veículos a diesel trafeguem por São Paulo, mas são emplacados em outros estados.
A inspeção deve ser feita nas 46 unidades da CETESB espalhadas pelo Estado de São Paulo.
Inicialmente deve ser usada a estrutura da CETESB, mas o governo do estado não descartou a possibilidade de terceirizar os serviços.
De acordo com estudos do professor Paulo Saldiva, da USP, a poluição somente na cidade de São Paulo contribui para quatro mil mortes por ano. O diesel possui agentes prejudiciais à saúde não encontrados em outros combustíveis como gasolina e etanol. – Leia estes estudos. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)