GM do Brasil completa 92 anos com inauguração do maior sistema solar da indústria

Memória Motor

 

A General Motors comemora nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, 92 anos de atividades no Brasil. Para marcar a data, a GMB inaugura o maior sistema solar da indústria automotiva. São 560 metros quadrados instalados no telhado da fábrica em São Caetano do Sul, para fornecer água quente aos chuveiros do vestiário da fábrica, o equivalente a abastecer o consumo diário de 900 casas.

 

O sistema conta com 280 placas solares e sistemas de bomba de calor, com capacidade para abastecer 300 chuveiros, eliminando a necessidade de uso de vapor e evitando o consumo de gás natural. Essas e outras ações no campo da sustentabilidade e o apoio a projetos sociais sempre estiveram presentes no histórico da empresa nessas últimas nove décadas, especialmente nos últimos anos e cada vez mais no futuro.

 

Recentemente, sob a marca Chevrolet, a GM lançou o sistema ECO, um amplo pacote de evoluções mecânicas com foco na eficiência energética dos carros. Esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática – ambas de seis marchas a partir de então. Com isso, o veículo passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet. As evoluções na eficiência energética dos modelos Chevrolet chegaram em até 31% com o Chevrolet Cruze.

 

Além disso, a subsidiária brasileira desenvolve atualmente modelos com índice de melhoria energética de 12%, recuperabilidade superior a 99% e de reciclabilidade acima de 85% como no caso da S10. O trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda fez a empresa reduzir, nos últimos anos, 53% de 2003 a 2016 do consumo de energia elétrica e 73% de 2003 a 2016 de água para produzir um carro. Além disso, 98,5% dos resíduos produzidos como borra de tinta, óleo, metal, plástico, pneus e baterias são reciclados.

 

No Brasil, a GM já conta com três fábricas certificadas de acordo com a ISO 50.001, a norma de gestão de energia, sendo a fábrica de São Caetano do Sul a mais recente a receber a certificação em janeiro de 2017.

 

Ainda em São Caetano do Sul, por exemplo, desde 1989 foi implantado um sistema de reuso do efluente industrial, que é utilizado nos processos industriais, evitando o consumo de água potável. Estes sistemas possibilitaram o reuso de mais de 628 milhões de litros desde 2005, sendo 121 milhões apenas no ano de 2016.

 

Entre os reconhecimentos globais, as fábricas de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Gravataí foram selecionadas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos por terem reduzido o consumo de energia dentro do prêmio “Energy Star Challenge for Industry”, a única montadora a ter este reconhecimento no Brasil.

 

A política ambiental da companhia foi reconhecida com importantes premiações, como as recertificações do Wildlife Habitat Council (WHC), pelo trabalho de preservação de áreas verdes e educação ambiental em Gravataí (RS), Joinville (SC) e São José dos Campos, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes (SP). Além disso, a GM premia os melhores projetos de seus fornecedores, concessionários e empregados na área de sustentabilidade com o “Prêmio GM de Sustentabilidade”.

 

A GM do Brasil, tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes. Essas e outras tecnologias levaram a fábrica de Joinville a ser reconhecida com a certificação LEED Gold.

 

As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados (zero aterro). Pelo programa “Zero Aterro” todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados. Ao todo, a GM tem nove instalações zero aterro no Brasil, sendo cinco em São Caetano do Sul, duas em Gravataí, e as fábricas de Mogi das Cruzes e Joinville.

 

Já o Instituto GM completou 23 anos em novembro de 2016. Missão do IGM: Participamos e contribuímos para a melhoria das comunidades onde temos instalações industriais, proporcionando-lhes condições necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional, por meio dos pilares de Segurança, Desenvolvimento Econômico, STEM (Educação voltada para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e Voluntariado.

 

Um exemplo de uma inciativa do IGM é a Fábrica de cabides. Programa que permite aos jovens terem uma visão sobre o empreendedorismo, conhecendo o funcionamento básico de diversas áreas de uma miniempresa, neste caso uma fábrica de cabides. O processo abrange desde a criação até a venda do produto. Atualmente o programa prioriza filhos de empregados da GMB.

 

Chevrolet é líder de mercado em 2016

 

Entre os marcos celebrados esse ano estão a liderança de mercado da Chevrolet em 2016, o Onix como o carro mais vendido de 2016 e a marca de produção de 15 milhões de carros feitos no país.

 

Os 92 anos de atividades foram marcados pela liderança do Chevrolet Onix como o carro mais vendido de 2016, com 147.292 mil unidades emplacadas. Ao todo, já são mais de 570 mil comercializados.

 

Antes do Onix, outros dois Chevrolet alcançaram o posto de carro preferido dos brasileiros: o Monza e o Chevette. Sendo o Monza até hoje o único sedã médio a ser tricampeão (1986, 1985 e 1984). Já o Chevette ganhou o título em 1983. Na história da indústria automotiva nacional, a Chevrolet é a primeira marca a colocar três diferentes carros no posto mais alto do ranking.

 

O momento ainda coincide com a Chevrolet ser por 15 meses consecutivos líder de vendas do mercado brasileiro, com 345.916 mil veículos negociados.

 

Além disso, também vale lembrar que as vendas globais da General Motors cresceram pelo quarto ano consecutivo, fechando 2016 com a comercialização de 9,9 milhões de veículos. E também tivemos um resultado expressivo na América do Sul, onde encerramos 2016 com 583,598 mil veículos vendidos e mantivemos a liderança de mercado alcançada desde 2001. Outro destaque na região foi o Onix, produzido no Complexo Industrial de Gravataí, ser o modelo mais vendido na região com mais de 138 mil unidades em 2015 e 175 mil em 2016. O Brasil segue como o terceiro maior mercado da empresa no mundo, depois de China e Estados Unidos.

 

Chevrolet tem a linha mais completa do país

 

A Chevrolet completa mais de nove décadas de operação com a mais completa linha de automóveis do país. Ao todo são 13 modelos dos mais variados segmentos, desde o Onix Joy 1.0, o mais acessível, até o superesportivo Camaro com motor 6.2 V8 de 461 cavalos; 0 a 100 km/h agora é feito em apenas 4,2 segundos. A picape S10 é o veículo com maior número de configurações: são 133 possibilidades de combinações, entre versões de acabamento, tipo de carroceria, motorização e cor externa.

 

Já o Spin é recordista em tamanho do porta-malas com 710 litros e na preferência dos consumidores de monovolumes, enquanto o Cobalt teve a carroceria praticamente toda redesenhada e traz agora linhas mais expressivas e dinâmicas, em sintonia com a nova linguagem global de design da marca. (Memória Motor/Elen Cristina)