Tesla contrata engenheiro da Apple para desenvolver carros autônomos

O Estado de S. Paulo

 

A fabricante de carros Tesla continua investindo em seus carros sem motoristas e surpreendendo, cada vez mais, o mercado. A companhia anunciou nesta quarta-feira, 11, que Chris Lattner é o novo responsável pela divisão de veículos autônomos da empresa. Lattner era um dos principais nomes da engenharia da Apple, responsável nos últimos 11 anos pelo desenvolvimento da linguagem de programação Swift, usada em vários sistemas da companhia, como iOS e MacOS.

 

Lattner entra na Tesla para substituir Jinnah Hosein, que tinha dois cargos na companhia de Elon Musk: diretor de software de piloto automático na Tesla e responsável pelo desenvolvimento de software na SpaceX, empresa de transporte espacial de Musk. Agora, com a chegada de Lattner, a antiga executiva da companhia poderá se dedicar totalmente ao seu cargo na SpaceX.

 

Em comunicado oficial, a Tesla diz estar otimista com a chegada de Lattner e acredita que o executivo ajudará a companhia a acelerar o desenvolvimento e a implementação de veículos autônomos. “Nós estamos animados que Chris está se juntando à Tesla para liderar a nossa equipe de engenharia de piloto automático e acelerar o futuro da condução autônoma”, escreveu a empresa no anúncio.

 

Empresa

 

A Tesla, de Elon Musk, é uma das principais empresas na corrida por desenvolver um carro sem motorista. Atualmente, a companhia conta com veículos parcialmente autônomos. Ou seja: os automóveis são capazes de dirigir sem a intervenção humana em estradas e rodovias por meio de um sistema de câmeras instalado no automóvel.

 

Recentemente, o sistema de piloto automátivo de um carro da companhia conseguiu prever um acidente automobilístico na Holanda, parando o carro antes que a batida acontecesse. Alguns meses antes, no entanto, um dos carros da companhia se envolveu em um grave acidente, deixando uma vítima fatal. (O Estado de S. Paulo)