Fabricantes querem que pacote de R$ 3 bilhões para ônibus novos inclua modelos elétricos e híbridos

Diário do Transporte

 

Fabricantes de veículos elétricos defendem que o Refrota 2017, que é o programa de renovação da frota de ônibus anunciado pelo presidente Michel Temer na última terça-feira, inclua modelos elétricos, trólebus e híbridos com condições especiais de financiamento.

 

Para Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em nota oficial, deve haver regras que contemplem os veículos que não poluem ou reduzem a poluição durante as operações.

 

“Num momento em que os prefeitos eleitos se preparam para assumir seus postos, a ABVE entende que a iniciativa do Governo pode e deve estimular o urgente debate sobre o papel dos ônibus elétricos e híbridos na modernização do transporte e na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Para tanto, defende que parte do financiamento anunciado destine-se a veículos ambientalmente sustentáveis, por meio de regras claras e debatidas com empresas, poderes públicos e a sociedade em geral. Cabe mencionar que a iminente renovação das concessões de operação do transporte urbano está na agenda de muitos dos futuros prefeitos – por exemplo, o de São Paulo, a maior metrópole do País.”

 

O Refrota 17 – Programa de Renovação da Frota do Transporte Público Coletivo Urbano foi inserido no Programa Pro-Transporte e vai contar com R$ 3 bilhões para o financiamento de ônibus urbanos e metropolitanos novos, com recursos do FGTS. O programa não inclui os ônibus rodoviários.

 

Os recursos podem ser suficientes para renovar quase 10% da frota nacional.

 

De acordo com a NTU – Associação Nacional de Transportes Urbanos, que reúne cerca de 500 empresas em todo país, hoje a frota de ônibus urbanos no Brasil gira em torno de 107 mil veículos operados por aproximadamente 1800 empresas, que geram 537 mil empregos diretos.

 

Diariamente, os ônibus urbanos no Brasil transportam em torno de 30 milhões de passageiros.

 

Na nota, a ABVE ainda ressalta o fato de grandes renovações de frota estarem próximas, como deve ocorrer na capital paulista após o processo de licitação do sistema, que é o maior da América Latina.

 

Entidade defende que parte dos investimentos anunciados pelo Governo Federal seja direcionada a ônibus elétricos e híbridos

 

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) saúda a oportuna iniciativa do Governo Federal, anunciada nesta terça-feira (13) pelo Presidente da República, Sr. Michel Temer, de lançar um programa de renovação da frota de ônibus urbanos no País – o Refrota 2017.

 

A decisão de disponibilizar um crédito de R$ 3 bilhões para produzir 10 mil veículos novos é um passo concreto para a retomada do desenvolvimento econômico e uma prova de que as vicissitudes políticas não impedirão o Governo de cumprir a sua agenda de prioridades.

 

Para a ABVE, o Refrota 2017 é também uma grande oportunidade para o País ampliar significativamente a participação da matriz energética sustentável, não poluente, na frota nacional de transporte coletivo.

 

Num momento em que os prefeitos eleitos se preparam para assumir seus postos, a ABVE entende que a iniciativa do Governo pode e deve estimular o urgente debate sobre o papel dos ônibus elétricos e híbridos na modernização do transporte e na melhoria da qualidade de vida nas cidades.

 

Para tanto, defende que parte do financiamento anunciado destine-se a veículos ambientalmente sustentáveis, por meio de regras claras e debatidas com empresas, poderes públicos e a sociedade em geral.

 

Cabe mencionar que a iminente renovação das concessões de operação do transporte urbano está na agenda de muitos dos futuros prefeitos – por exemplo, o de São Paulo, a maior metrópole do País.

 

E é preciso lembrar que os riscos crescentes para a saúde pública da insistência no uso de combustíveis fósseis nos transportes também são atestados por inúmeros pesquisadores.

 

Com a iniciativa do Governo Federal, portanto, estão reunidas as condições adequadas para fazer avançar rapidamente a agenda da sustentabilidade ambiental no Brasil.

 

Como entidade que representa toda a cadeia produtiva do veículo elétrico e híbrido no Brasil, a ABVE sabe do potencial da indústria nacional para responder àquele desafio e se coloca à disposição do Governo Federal para apresentar suas propostas e contribuir para o aprimoramento do Refrota 2017. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)