Combustíveis sobem acima da inflação oficial em novembro

Portal G1

 

Os preços dos combustíveis subiram 0,51% em novembro ao passo que o IPCA, considerado a inflação oficial do país ficou em 0,18%, mostram os dados divulgados pelo Instituto IBGE, Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

A inflação dos combustíveis foi puxada em outubro pelo etanol, que avançou 4,71% no mês. Os preços dos demais combustíveis recuaram. A gasolina caiu 0,43%, o diesel recuou 0,47% e o gás veicular ficou 0,63% mais barato.

 

No acumulado do ano, todos os combustíveis registram alta de 1,71%, segundo o IBGE – abaixo do IPCA de janeiro a novembro (5,97%). Os preços da gasolina acumulam alta de 0,78% no ano e os do diesel, de 0,73%. Já o etanol subiu 5,87%.

 

Os combustíveis representam cerca de 5% da composição do IPCA e, portanto, têm contribuído com a desaceleração da inflação em 2016.

 

A queda da gasolina e do diesel em novembro aconteceu em maio aos anúncios de redução dos preços cobrados pela Petrobras nas refinarias. Pesquisas de acompanhamento semanal realizadas pela ANP, Agência Nacional de Petróleo, têm mostrado, entretanto, que o valor cobrado nas bombas pelo Brasil segue longe da redução feita nas refinarias. (Portal G1)