Estado americano autoriza venda de veículos autônomos

Jornal do Carro

 

O governador de Michigan assinou na última sexta-feira (9) uma lei bastante ampla para o uso da tecnologia de veículos autônomos. Pela primeira vez nos Estados Unidos ali está liberada a venda e a livre circulação de veículos autônomos – até mesmo se não possuírem volantes ou pedais.

 

Isso significa que não só as montadoras poderão comercializar no Estado a qualquer consumidor interessado veículos 100% autônomos como companhias de serviços de transporte (como o Uber, por exemplo) estão autorizadas a fazer uso deste tipo de tecnologia para atender seus clientes.

 

Diversas fabricantes apoiaram a iniciativa, como a FCA (Fiat Chrysler), a Ford, a General Motors e a Toyota, além de empresas de tecnologia como o Google.

 

Segundo a legislação aprovada as fabricantes de veículos e de tecnologia poderão ainda realizar testes de condução autônoma livremente nas ruas, avenidas e rodovias do Estado.

 

Apenas 10 dos 50 Estados do país têm alguma legislação já estabelecida sobre veículos autônomos. Michigan acaba de se tornar a mais liberal, mas na Flórida, no Tennessee e Washington D.C. também está autorizada a realização de testes para veículos autônomos em vias públicas. (Jornal do Carro)