Frota & Cia
A Mercedes-Benz apresenta na FetransRio lançamentos focados na segurança de motoristas e passageiros. A linha O 500 de chassis de ônibus rodoviários da marca, reconhecida no mercado, ganha mais destaque.
“Os chassis O 500 rodoviários já podem ser equipados, opcionalmente, com Sistema de Frenagem de Emergência e Sistema de Aviso de Faixa, recursos exclusivos da nossa marca para auxílio à condução que ampliam a segurança no transporte de passageiros”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil
Além dessas tecnologias de segurança, os chassis O 500 rodoviários passam a contar, como item opcional, com Sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, recurso inédito em veículos comerciais da marca no País.
No evento, são demonstrados ainda o novo painel de instrumentos com novas funções e o volante multifuncional com teclas, além do tacógrafo digital. Estes componentes estão sendo apresentados em diversos chassis de ônibus expostos no estande da marca.
Tecnologias
AEBS – Sistema de Frenagem de Emergência
Exclusividade da Mercedes-Benz, o Advanced Emergency Braking System utiliza diversos sistemas do veículo para minimizar os efeitos de um eventual acidente. Quando o sistema detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do ônibus por meio de avançados recursos de frenagem. O AEBS atua em conjunto com o freio de serviço e auxiliares. O sistema intervém em caso de colisão iminente com obstáculos em movimento e parados na via, reduzindo assim o risco de colisão.
LDWS – Sistema de Aviso de Faixa
O Lane Departure Warning System agora também está disponível para ônibus rodoviários. Uma câmera montada no parabrisa detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda. Funcionando em uma velocidade pré-estabelecida, esse sistema gera um alerta sonoro e visual que avisa o motorista se o veículo se move para fora da via sem o movimento intencional, aumentando a segurança de circulação.
TPMS – Sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos pneus
A Mercedes-Benz passa a disponibilizar o Tyre Pressure Monitoring System, um sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus. Este item é inédito em veículos comerciais da marca no País e está alinhado com a tecnologia utilizada pela Mercedes-Benz na Europa.
Painel de Instrumentos
Disponível para toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, a Mercedes lança também um novo painel de instrumentos, que conta com as funções EcoSupport, Tour e Econômetro, que auxiliam o motorista a obter um melhor aproveitamento do veículo. Em conjunto, estes recursos potencializam ainda mais os ganhos operacionais para o cliente. Os ônibus da marca já saem de fábrica equipados com volante multifuncional com teclas (série para modelos rodoviários e opcional para urbanos), que foram desenvolvidas pela Mercedes-Benz do Brasil.
Tacógrafo digital
A Mercedes-Benz também passa a oferecer aos clientes, como item opcional, o novo tacógrafo digital, já homologado pelo Inmetro, atendendo assim aos padrões do mercado. O diferencial desse tacógrafo digital é que ele não utiliza os tradicionais discos, mas sim impressão em fita de papel, que podem ser impressas no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar.
ECAS – Electronically Controlled Air Suspension
Reforçando o elevado padrão de tecnologia e segurança dos chassis O 500 rodoviários, a Mercedes-Benz disponibiliza aos clientes o avançado recurso da suspensão pneumática controlada eletronicamente ECAS. Esse componente reforça ainda mais a imagem do sistema de suspensão pneumática dos chassis O 500 como um diferencial da Mercedes-Benz no mercado, o que é amplamente reconhecido pelos clientes. (Frota & Cia)