AND promove debate nacional com indústrias automotivas

Frota & Cia

 

A Associação Nacional dos Detrans (AND) promoveu em São Paulo, um encontro com os Departamentos Estaduais de Trânsito, Departamento Nacional (Denatran) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea). Foram discutidas novas tecnologias de segurança veicular, evolução da frota nacional e possíveis avanços do trabalho conjunto entre indústrias e poder público.

 

“Esta sinergia entre diferentes atores envolvidos no trânsito é essencial para solucionar os problemas que enfrentamos hoje. Precisamos de cooperação e este tipo de atividade é fundamental”, destacou o diretor do Denatran e presidente do Contran, Elmer Coelho Vicenzi.

 

O presidente da Anfavea, Antônio Megale, destacou que o diálogo auxilia o setor. “Esta aproximação contribui para o debate da evolução da indústria automotiva, dentro das condições do mercado brasileiro. O período é difícil para o setor industrial, mas na nossa visão chegamos a uma fase de estabilidade e devemos voltar a crescer a partir de 2017 e 2018”, destacou.

 

Hoje o Brasil conta com 33 montadoras e 67 fábricas de veículos automotores. As indústrias estão presentes em 10 Estados e 53 municípios brasileiros, empregando 1.5 milhão de pessoas. “Uma das maiores preocupações do setor hoje é com a segurança veicular. Já temos normatização e prazo para implantar melhorias e sistemas inteligentes, autônomos, já integrados aos veículos”, conta Marcus Vinicius Aguiar, vice-presidente da Anfavea.

 

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), lançado este mês pelo Denatran e o Sistema de Identificação Eletrônica, criado pelo Paraná para atender o Siniav (Sistema de Identificação Automática de Veículo), também foram abordadas.

 

A participação dos Detrans deve acontecer em todas as etapas, principalmente no processo de renovação da frota. (Frota & Cia)